A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde na sexta-feira 31 a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico.
A vigilância sanitária justificou a decisão “diante do aumento repentino de casos de infecção por covid-19 detectados nas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira”.
Relacionadas
A agência também cita que a recomendação leva em conta “os dados epidemiológicos nacionais e mundiais, especialmente sobre o aparecimento e a transmissão em território nacional da variante Ômicron”.
Após atuação da Anvisa e de autoridades de saúde locais, dois navios tiveram suas atividades interrompidas na sexta-feira: o Costa Diadema, que estava atracado em Salvador, e o MSC Splendida, que está no Porto de Santos.
A retomada das operações dos navios de cruzeiro para a temporada de 2021/2022 foi prevista pela portaria interministerial de 5 de outubro de 2021.
A recomendação de suspensão encaminhada pela Anvisa não afeta, por ora, as operações de navios de cruzeiro. A decisão final cabe ao governo federal.
“As operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes e sob supervisão da agência, que pode atuar, como vem atuando, para fazer cumprir os protocolos e proteger a saúde das pessoas”, informa a Anvisa.
A recomendação também considerou que, mesmo diante de planos de retomada do setor, na prática têm sido observadas dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos.
“Ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção”, a agência afirma que sua manifestação foi pautada no princípio da precaução.
Uê a ANVISA o STF não vão intervir na liberação de quase setecentos blocos aqui em São Paulo, uma total hipocrisia deste governador que trancou todos em casa por 2 anos, tivemos que aguentar suas lives diárias todo mascarado, falando em Ciência em OMS e agora o crápula vai liberar carnaval em meio ao aumento da Covid e da Omicron e ai STF deem 24h pro calcinha se explicar, ele vai espalhar novamente o virus no País com a gringaiada contaminada vindo pra cá de novo.
Vc nunca botou um empregado que bebia sua cachaça e bota água? Então para de criticar JB. Eu nunca entrei numa bosta dessas sem pandemia, que dirá agora……. muito anuncio, tô d saco cheio.
Essas vacinas não funcionam! Chega de passaporte sanitário! Vacinas em crianças não!
Que bom ACABOU-SE O CARNAVAL DO UM COME O OUTRO. DO TROCA TROCA igual Canoa Quebrada…cacete?
LAMBRETA LEVANDO DROGA NOS CONDOMINIOS DE LUXO SERÁ A TÔNICA. E levando tbm na Anvisa!!!
Proteção total e eterna.
Tudo tem o lado bom.
Acho, o Cruzeiro continua na B.
Bolsonaro é muito ruim para escolher militares nas pastas. Barra Torres é um incompetente vendido por algumas entrevistas na Globo. Tipo 5 minutos de fama. Um senhor qyd nunca foi nada na vida, tipo Gorinstein, que ns CNN ensinava a população a lavar as mãos na pandemia. Barra Torres acho que nem lavar as mãos sabe.
Verdade, esse foi um erro do Bolsonaro
ANVISA recomenda que navios de cruzeiro sejam barrados, mas o CARNAVAL não. Estão fazendo o brasileiro de tonto. Talvez sejamos tontos mesmo.