Anvisa recomenda reabertura de fronteiras com países da África

Orientação acontece depois da variante Ômicron não estar mais restrita às seis nações africanas
-Publicidade-
A determinação está em vigor desde o dia 26 de novembro
A determinação está em vigor desde o dia 26 de novembro | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou que o governo reabra as fronteiras aéreas com seis países da África Meridional.

Com isso, os viajantes oriundos da África do Sul, Botsuana, Essuatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue deveriam ser submetidos às mesmas regras da portaria para entrada de turistas.

A recomendação se dá depois da variante Ômicron ter sido encontrada em mais de 100 países e não estar restrita às seis nações da África, que detectaram os primeiros casos da cepa.

-Publicidade-

A determinação da agência foi feita em 26 de novembro com o objetivo de evitar a entrada da variante no país. No dia seguinte, estendeu as medidas a mais quatro países: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

“A recomendação da Anvisa teve como fundamento a situação epidemiológica no país, o avanço contínuo da vacinação contra a covid-19, as novas medidas excepcionais e temporárias para entrada no Brasil, e a atual taxa de propagação e extensão da variante Ômicron no mundo”, informou a nota.

A agência reiterou que o atual cenário epidemiológico do país inspira “preocupação” e “cautela” e que é necessário manter medidas de prevenção contra a covid-19.

Cabe aos ministérios da Saúde, da Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura tomar a decisão final.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Parece que futuramente o Barra Torres fará parte do grupo de comentaristas políticos do Grupo Globo. Quando sair da ANVISA será contratado definitivamente. Enquanto estiver na ANVISA, basta falar mal do Bolsonaro, qyd já estará de bom tamanho.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.