publicidade
Brasil

Apagão pode causar atrasos em voos no Brasil, dizem companhias

Empresas orientam passageiros a chegar com antecedência nos aeroportos

Aeroportos brasileiros podem ter atrasos por conta de apagão | Fonte: Divulgação
Aeroportos brasileiros podem ter atrasos por conta de apagão | Fonte: Divulgação

O apagão cibernético global que atinge aeroportos, bancos e laboratórios em diversas partes do mundo pode provocar atrasos pontuais na operação área do Brasil nesta sexta-feira, 19.

A companhia aérea Latam informou que a operação pode ser afetada pela falha global no sistema da Microsoft. Segundo a empresa, o imprevisto pode gerar atrasos em alguns voos. No entanto, até o momento, não há registro de impactos na operação.

Receba nossas atualizações

“O Grupo Latam lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, completa a nota enviada à imprensa.

Leia também: “Apagão global suspende voos, afeta bancos e telecomunicações

A Azul Linhas Aéreas também confirmou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.

A empresa orienta que os passageiros com voos agendados para esta sexta-feira cheguem com antecedência aos aeroportos e procurem o balcão de atendimento da companhia. O aviso foi direcionado especialmente para os clientes que ainda não realizaram o check-in.

Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados ao clientes.

Leia também: “Lula já autorizou compra da Gol pela Azul”

A GOL Linhas Aéreas informou que as operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.

Ministro diz que apagão não afetou aeroportos brasileiros

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), informou que o apagão não afetou operações nos aeroportos brasileiros.

Nas redes sociais, Costa Filho disse que “até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros”.

“Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu.

A falha nos sistemas cibernéticos afetaram várias atividades ao redor do mundo, incluindo operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e o setor de telecomunicações.

Segundo a empresa de análise de aviação Cirium, até as 7h da sexta-feira 1.390 voos tinham sido cancelados devido à pane.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Voos foram suspensos em várias partes do mundo

Nos Estados Unidos, principais companhias aéreas como Delta, United e American Airlines suspenderam voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, conforme informou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

A Cirium relatou que, até o momento, os EUA tiveram 512 voos cancelados. Na Alemanha, foram 92 e na Índia, 56. Pelo menos 45 viagens previstas na Itália foram suspensas e outras 21 no Canadá.

A Ryanair, maior companhia aérea da Europa, pediu aos passageiros para chegarem aos aeroportos com três horas de antecedência para reduzir os transtornos.

Leia também: “Congonhas e Santos Dumont estão entre os aeroportos mais pontuais do mundo”

Problemas semelhantes afetaram aeroportos de Berlim, Amsterdã-Schiphol, Hong Kong e todos os aeroportos na Espanha, informaram administradores dos terminais.

Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu pousos até nova ordem. Já os aeroportos de Pequim não foram afetados, segundo a imprensa estatal chinesa.

Além de companhias aéreas e aeroportos, o apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a bolsa de valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.

Leia também: “Aeroporto de Porto Alegre vai reabrir parcialmente em outubro, diz ministro”

O problema que provocou o apagão cibernético mundial foi “identificado” e está sendo corrigido, anunciou o CEO da CrowdStrik, empresa americana de cibersegurança, George Kurtz.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.