O Departamento de Investigações sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo (Denarc) quintuplicou a apreensão das “drogas K” — também conhecidas como K2, K4, K9, maconha sintética ou spice —, em relação ao ano passado.
Entre 1º janeiro e 21 agosto de 2023, as apreensões das drogas somaram 57 quilos, em comparação aos 11,6 quilos recolhidos pelo departamento durante todo o ano passado.
Nova estratégia para apreender drogas
De acordo com o delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni, o aumento na apreensão das drogas é resultado de uma mudança na estratégia dos focos investigativos na gestão de Tarcísio de Freitas.
A polícia passou a direcionar as investigações para as centrais de abastecimentos, também chamadas de “Casas Bombas”. As “Casas Bombas” são depósitos clandestinos, usados para armazenar diferentes tipos de drogas antes de sua distribuição.
Leia também: “Polícia apreende 10 mil porções de drogas em São Paulo”
Apesar do aumento, a quantidade de drogas K apreendida ainda é menor, em relação aos demais entorpecentes. O delegado Castiglioni explica que há dois fatores que interferem nessa diferença.
O primeiro é o fato de esse tipo de droga ser relativamente novo. O segundo é a sua potência, pois, mesmo diante do uso de baixas doses, a droga consegue produzir efeitos significativos.
Além das drogas K em São Paulo: Estado registra aumento na apreensão de maconha
O Denarc também bateu um recorde na apreensão de maconha. Foram mais de 12 toneladas apreendidas em todo o Estado, três vezes mais do que em julho de 2022.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) também informou que, no mês passado, foram apreendidos 882 quilos de cocaína, 15 quilos de crack e 53 quilos de outras drogas.
Os homens de bem (policiais civis e militares) e um Governo (de São Paulo) comprometido com a sociedade lutando contra o crime, enquanto o STF facilitando a vidada dos “trabalhadores”. Trabalho de “enxugar gelo”!
esse é o verdadeiro motivo da atual perseguição dos jornalixos ao governador Tarcísio, aonde já se viu fazer o que o governo federal vem se esforçando para não fazer, apreender drogas e traficantes.