Uma “árvore gelada” surpreendeu moradores e agricultores do Bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.
As pessoas ficaram curiosas com o aparecimento de uma substância branca, que pinga um líquido transparente, no alto da planta árvore.
Leia também: “Sandálias espanholas de 6 mil anos são as mais antigas da Europa”
Os residentes acreditavam que os galhos da árvore tinham sido congelados. Isso acontece desde o início do mês de setembro, período quente no interior cearense.
Segundo os moradores, quando amanhece, os galhos pingam uma substância gelada. Durante o decorrer do dia, o líquido espumoso toma conta dos galhos da árvore e, quando chega a noite, se transforma em água.
O caso da “árvore gelada” foi até considerado como sobrenatural
Os agricultores da região não sabem se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural.
Conforme o portal g1, o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do departamento de fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, informa que o “gelo” é, na verdade, um fenômeno natural.
A responsável pela formação dessa espuma misteriosa, com aspecto semelhante ao gelo, é uma cigarra da família Cercopidae, de nome científico Prosapia bicincta.
A espuma é a proteção das formas jovens do animal contra possíveis inimigos naturais.
Leia também: “Peixe Matusalém pode ter mais de 100 anos”
“Essa situação tem duas funções”, explica o professor. “Esse líquido, essa espuma, é, na verdade, um resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta.”
O especialista também disse que esse mesmo líquido, usado pela cigarra, “protege seus ovos”. Além disso, o elemento não causa nenhum dano à árvore ou às pessoas.
Logo, não é necessário cortar os galhos da planta. “A quantidade desse material é muito pequeno para trazer algum mal para a árvore”, disse Oliveira. “Não traz nenhum mal para o galho. Não precisa podar, muito pelo contrário. É muito importante deixar porque as cigarram têm um papel muito importante na ecologia.”