A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) elegeu, nesta terça-feira 22, sua lista tríplice com os nomes sugeridos pelo Ministério Público para a indicação do novo procurador-geral da República.
Em nota, a associação afirma que houve 811 votos (70% do quórum do Colégio de Procuradores). A subprocuradora-geral Luiza Frischeisen foi a mais votada, com 647 votos; Mario Bonsaglia obteve 636 votos e Nicolao Dino, 587. Esta é a primeira vez que uma mulher lidera a lista, que será encaminhada aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como ao procurador-geral da República e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal.
Segundo a ANPR, Luiza Frischeisen já havia composto a lista em 2019; Bonsaglia, constou da lista nos anos de 2015, 2017 e 2019; e Dino, em 2017.
Em setembro, o mandato do atual procurador-geral, Augusto Aras, termina, e ele pode ser reconduzido ou não. Não existe obrigatoriedade do presidente Jair Bolsonaro indicar um dos nomes da lista tríplice. Aras, por exemplo, não integrou a lista, em 2019. Cabe ao Senado sabatinar e votar o nome indicado pelo presidente.
O que faz o PGR
O procurador-geral da República (PGR) chefia, por dois anos, o Ministério Público da União (que abrange os ministérios públicos Federal; do Trabalho; Militar; do Distrito Federal; e dos estados).
Além de desempenhar a função de procurador-geral Eleitoral, ele também representa o Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF), onde, entre outras prerrogativas, tem a função de propor ações penais públicas e ações diretas de inconstitucionalidade (ADI).
Pedir abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores também cabe ao PGR. E, nesses casos, ele também possui a prerrogativa de apresentar denúncias.
Leia também: “Aras rebate jornal e nega que esteja isolado na PGR”
Com informações do portal G1
Irmão do Dino e ligado ao PT
Nenhum dos três presta.
Sindicato não
Irmão do DINOSSAURO? kkkkkkkkkkkkkkk
“PGR… do que vivem? Como se alimentam? Como se reproduzem?” Hoje! Em parasitas assassinos.
Se foram 811 eleitores, como pode ter havido cerca de 1900 votos? Urnas do tse?
O Aras foi uma merda inoperante – na pior das hipóteses, o que vier a sucedê-lo será tão ruim quanto ele.
O QUE FAZ O PGR? Nada que vá de encontro aos seus interesses.
Eita! Uma breve olhada no Twitter da doutora já dá pra concluir que mais uma vez que não será seguida a lista tríplice da patota da PGR.
Associação Nacional dos Palpiteiros da República – ANPR. É só para isso que serve essa inutilidade.
Y
Somente alguns procuradores da República votam no chefe de todo o MPU. Por outra, por que a ANPR não quer a participação de todos os representantes do MPU na eleição do PGR? Claro está que existe um vício de representatividade. Daí, por não ser algo previsto em lei, o PR poder desconsiderar sem culpa a lista da patota.