publicidade
Brasil

Associação elege lista tríplice para procurador-geral da República

Luiza Frischeisen foi a mais votada. Mario Bonsaglia e Nicolao Dino são os outros escolhidos

Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino
Da esquerda para a direita: os subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) elegeu, nesta terça-feira 22, sua lista tríplice com os nomes sugeridos pelo Ministério Público para a indicação do novo procurador-geral da República.

Em nota, a associação afirma que houve 811 votos (70% do quórum do Colégio de Procuradores). A subprocuradora-geral Luiza Frischeisen foi a mais votada, com 647 votos; Mario Bonsaglia obteve 636 votos e Nicolao Dino, 587. Esta é a primeira vez que uma mulher lidera a lista, que será encaminhada aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como ao procurador-geral da República e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Receba nossas atualizações

Segundo a ANPR, Luiza Frischeisen já havia composto a lista em 2019; Bonsaglia, constou da lista nos anos de 2015, 2017 e 2019; e Dino, em 2017.

Em setembro, o mandato do atual procurador-geral, Augusto Aras, termina, e ele pode ser reconduzido ou não. Não existe obrigatoriedade do presidente Jair Bolsonaro indicar um dos nomes da lista tríplice. Aras, por exemplo, não integrou a lista, em 2019. Cabe ao Senado sabatinar e votar o nome indicado pelo presidente.

O que faz o PGR

O procurador-geral da República (PGR) chefia, por dois anos, o Ministério Público da União (que abrange os ministérios públicos Federal; do Trabalho; Militar; do Distrito Federal; e dos estados).

Além de desempenhar a função de procurador-geral Eleitoral, ele também representa o Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF), onde, entre outras prerrogativas, tem a função de propor ações penais públicas e ações diretas de inconstitucionalidade (ADI).

Pedir abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores também cabe ao PGR. E, nesses casos, ele também possui a prerrogativa de apresentar denúncias.

Leia também: “Aras rebate jornal e nega que esteja isolado na PGR”

Com informações do portal G1

Leia mais sobre:

12 comentários
  1. Josué
    Josué

    “PGR… do que vivem? Como se alimentam? Como se reproduzem?” Hoje! Em parasitas assassinos.

    1. Antônio Soares De Mendonça
      Antônio Soares De Mendonça

      Se foram 811 eleitores, como pode ter havido cerca de 1900 votos? Urnas do tse?

  2. Ricardo G. Filho
    Ricardo G. Filho

    O Aras foi uma merda inoperante – na pior das hipóteses, o que vier a sucedê-lo será tão ruim quanto ele.

  3. Cleber Maciel Cunha
    Cleber Maciel Cunha

    O QUE FAZ O PGR? Nada que vá de encontro aos seus interesses.

  4. Hipocrisia é Desvio de Caráter
    Hipocrisia é Desvio de Caráter

    Eita! Uma breve olhada no Twitter da doutora já dá pra concluir que mais uma vez que não será seguida a lista tríplice da patota da PGR.

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      Associação Nacional dos Palpiteiros da República – ANPR. É só para isso que serve essa inutilidade.

  5. Hipocrisia é Desvio de Caráter
    Hipocrisia é Desvio de Caráter

    Somente alguns procuradores da República votam no chefe de todo o MPU. Por outra, por que a ANPR não quer a participação de todos os representantes do MPU na eleição do PGR? Claro está que existe um vício de representatividade. Daí, por não ser algo previsto em lei, o PR poder desconsiderar sem culpa a lista da patota.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade