publicidade
Brasil

Associações recorrem para impedir concessão do aeroporto de Congonhas

Depois de perder em 1ª instância, os moradores da zona sul de São Paulo ainda tentam suspender o leilão

Congonhas
Vista aérea do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo Foto: Mariordo/Wikimedia

Um grupo formado por associações de bairros próximos ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, está tentando impedir a tramitação do leilão do aeroporto.

Na primeira instância da Justiça paulista as associações perderam a ação que pedia a retirada de Congonhas do leilão da sétima rodada de concessões, prevista para o próximo dia 18. O juiz substituto Caio José Bovino Greggio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, negou em 5 de agosto o pedido dos vizinhos do aeroporto.

Receba nossas atualizações

Agora, o grupo recorreu apresentando um recurso na 6ª Turma do Tribunal Federal da 3ª Região.

No documento, os moradores pedem a suspensão do edital e da tramitação do leilão ou que Congonhas seja retirado do pacote, que inclui ainda aeroportos de Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

Os moradores querem que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a União revisem a modelagem da concessão de Congonhas para impor restrições à operação pelo futuro concessionário, inclusive retirando a possibilidade do aumento de pousos e decolagens no local.

Na Justiça, o grupo afirma que está previsto aumento das operações em Congonhas em quase 40%, indo de 32 para 44 voos por hora, e a movimentação de 27 milhões de passageiros já no terceiro ano de concessão, quantidade que deve aumentar para 34 milhões em dez anos.

Segundo as associações, por se tratar de área com alta densidade populacional, as operações acarretarão impactos de diversas ordens, como “ambiental, de saúde, de trânsito e violência, além de desvalorização imobiliária”, entre outros.

O Ministério da Infraestrutura informou que vai se manifestar na Justiça quando for notificado.

Relacionadas

6 comentários
  1. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Só para lembrar, quando conheci o aeroporto, década de 50, tinha apenas uma estradinha para se chegar lá, mas graças os interesses imobiliários com a ajuda “desprenteciosa” de políticos, rodearam o aeroporto de casas, e pior, de arranha-céus.

  2. JULIANO CL
    JULIANO CL

    O aeroporto já estava la quando construiram as casas, portanto eles que se retirem e que não impeçam o desenvolvimento.

  3. Caio Marcio de Souza Ferreira
    Caio Marcio de Souza Ferreira

    Mas foi a cidade que cresceu ao redor do aeroporto, pois no início a região era isolada.

  4. Luiz Barros
    Luiz Barros

    O aeroporto esta la ha muito mais tempo q esses moradores. Eles ja sabiam q havia um aeroporto ali qdo foram morar la, estao reclamando de que? Os incomodados q se retirem.

  5. Daniel
    Daniel

    Sou favorável as privatizações mas no caso de Congonhas entendo que o aeroporto deve ser desativado!!!Custe o que custar !! Infelizmente e sem ser pessimista, é questão de tempo a ocorrência de novos acidentes no local !!! Temos que partir para um novo aeroporto em São Paulo para substituir Congonhas !! Usuários, empresas adoram Congonhas já que é de fácil acesso e muito lucrativo, só que Vidas Humanas não tem preço!!!

  6. Mario DP
    Mario DP

    Só uma pergunta (retórica): quem surgiu primeiro na área?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade