O ataque hacker que atinge sites e serviços da prefeitura do Rio de Janeiro desde o começo de semana mudou a operação da administração da cidade. Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), um gabinete de crise foi montado em razão da situação.
Paes informou que os dirigentes de primeiro escalão da prefeitura passaram a se reunir diariamente no começo da manhã, na sede da administração, em razão do ataque. O prefeito explicou a situação aos moradores da cidade por meio de um comunicado, em vídeo, nas redes sociais.
“Logo que a gente percebeu essa ameaça, as equipes técnicas da prefeitura tiveram que tirar todos os serviços do ar preventivamente para proteger a população e proteger os serviços da prefeitura”, disse Paes.
“A ordem que a gente tem de quem entende do assunto é que os serviços só sejam plenamente restabelecidos quando a gente tiver muita certeza de que não tem nenhuma informação particular de nenhum carioca em risco.”
Comunicado sobre o ataque hacker aos sistemas da Prefeitura do Rio. pic.twitter.com/r460sbggTL
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 18, 2022
Os sites de secretarias, como a de Educação, Saúde e Fazenda, chegaram a ficar fora do ar. A emissão da Nota Carioca, a nota fiscal eletrônica, foi temporariamente suspensa. O Portal Carioca Digital ainda não foi normalizado.
O serviço Táxi Rio também foi afetado. Pacientes que fazem hemodiálise ou outros tratamentos que dependem da plataforma para se locomover não puderem ir às unidades de saúde. A ação dos hackers foi percebida pelos técnicos da prefeitura na madrugada de segunda-feira 15.
A orientação das autoridades aos moradores do Rio sobe a ameaça hacker é monitorar as redes sociais oficiais da prefeitura para acompanhar atualizações da situação.
Leia também: “A vida com os algoritmos”, reportagem publicada na edição 29 da Revista Oeste
Mano ali só tem ratazana o secretário de fazenda é o que bate em mulher pedro paulo, é a hora do roubo ,as ratazanas sabem armar o esquema se juntam com o barata rei dos onibus,brt .O nervozinho sabe armar muito bem ,amigo do fachel da globo jornal da manhã,amigão,parceiro
Só as urnas são invioláveis, segundo Barroso.
Mas as urnas são perfeitas e inviolaveis!!!! Se constituem como os únicos equipamentos de mundo 100% a prova de hackers.
E o TSE é impenetrável
Historia da carochinha narrada pelo prefeito, todo o sistema da prefeitura ainda está raqueada, estão pedindo regaste para devolver o sistema. Conta outra Prefeito.
Hum…