Circula nas redes sociais um vídeo em que a ativista “transexual não-bináris” (como ela mesma se identifica) Rosa Laura explica o funcionamento da linguagem neutra. Segundo Rosa, o objetivo é “dar evidência às múltiplas identidades de gênero”. De acordo com ela, o português é “sexista”. Além disso, a língua tem de estar a serviço das pessoas “e não da Academia Brasileira de Letras”.
Entre outras mudanças, Laura propõe que os pronomes pessoais “ela” e “ele” sejam substituídos por “ile”. Já os pronomes demonstrativos “daquela” e “daquele” mudariam para “daquile”.
Oeste noticiou na quinta-feira 10 que uma escola particular do Recife (PE), o Colégio Apoio, teve uma aula sobre o emprego da linguagem neutra. No slide projetado na lousa, é possível ver o neologismo “obrigade”, em vez de “obrigado” ou “obrigada”.
Assista ao vídeo
Leia também: “A pandemia do politicamente correto”, artigo de Selma Santa Cruz publicado na edição n° 16 da Revista Oeste
Caminhamos ,p que os pedófilos,bêbados,psicopatas,os descasados ,os fumentes tabagistas eles também teem o mesmo direito …etc façam a lei deles prontamente.
Não consegui nem ver o vídeo disso aí até o final, deu nojo
Espero que meu imposto não esteja financiando essa merda.
Por que não assina Rosx Laurx? Vai cagar.
VTNC nunca vai ser alterado. Então, VTNC, VTNC, gente doida!
Acho que “ele, ela” tem uma vida bem mediocre, deve ter fracassado como ser humano… procura uma vida profissional que está precisando. Melhoras estou torcendo por ti!
eu aposto, nem fez faculdade de letra para fala essa bosta
Srs sras srtas,
Consegui ler somente até ” …..linguagem portuguesa é sexista….” e parei.
Pessoas como esta, que fazem esta afirmação, são as mesmas que queriam e querem destruir a memória nacional…!
São os mesmos que querem censurar Monteiro Lobato pela personagem da ” Tia Anastácia” do Sítio do Pica-pau Amarelo, censurar as marchinhas de carnaval como “…Olha a cabeleira do Zézé …será que ele é……”, censurar os pais em “Educar” seus filhos com rigor conforme a “tradição” e por aí vai…
Devem ser combatidos com todo vigor e energia com argumentos, posições e até legislação; como banir o Partido Comunista e suas vertentes e afiliados como é banido o partido Nazista.
Com trabalho justo criar os filhos sob uma religião, fazê-los estudar, se formar e serem independentes trabalhando para outros ou em seus próprios negócios, casarem os filhos com mulheres e as filhas com homens, aprenderem inglês, irem a Disney, Miami e Inglaterra e com seus netos nos fins de semana e feriados se reunirem com os pais e avós, cachorros, gatos e passarinhos…não faz mal a ninguém: só bem!
Att
Ciro Barros
Ela é filha da Maria do Rosário?
tenho medo que a criação de mais um pronome tenha a progressão do sigla LGBT, que agora é LGBTQIA+, então seria ile, depois ile ou ilet, mais tarde ileq, isto iria causar uma complicação na redação já que não poderíamos usar o contexto para ajudar o entendimento.
Outra incoerência é que na matéria diz “a língua tem de estar a serviço das pessoas”, ora essa é a ditadura da minoria mi-mi-mi que, por não se conformar por bobagens, querem que milhões de pessoas se conformem e bilhões de reais sejam gastos com novos livros e retreinamento
LGBTABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ+++++@@@???
Rosa, vc precisa de um namorado ou namorada. Já ouviu falar em amor. Invista nele e desapegue desse marketing pessoal. “Causa” é coisa pra adolescente e a chatice afasta pessoas interessantes. Além disso,…deixa pra lá. Que preguiça…
Concordo. Sempre digo e repito: Não se deve dar voz e vez a essas pessoas e matérias sem substância. Essa demente acaba conseguindo o que pretendia: Aparecer. Pelo amor de Deus parem com essas matérias desses idiotas.Temos já muitos problemas e assuntos importantes para tratar:Que tal: Os “Nem Nem”. Os pobres e Negros cinco vezes mais vítimas do Corona Vírus. A falta de projeto do Governo para educação.O Genro e a filha do Gilmar Mendes .A falta de transparência nas contas do SEBRAE.As 134 estatais do Governo e seus mais de 500 mil funcionários. Os 42% de funcionários das Agências Governamentais indicados por políticos……
Se a gente convencer o pai dela a voltar para casa (depois de 30 anos que saiu para comprar cigarro) será que não melhora um pouco?
Politicamente Correto??? Quem quiser fazer “política” que faça e não encha nosso saco! Correto? Desde quando a minoria se acha correta ? Mimimi de doutrinados!
Quer dizer que os normais têm que adaptarem aos diferentes e pra isso vamos mudar a linguagem.
Respeitar os diferentes sim, mas não tendo-se que nos modificar.
Eles os lgbt (s) e afins que criem sua liguagem e gramáticas próprias.
Eu sou hetero do sexo masculino, jamais vou admitir que meu tratamento seja mudado.
Coitada dessa doente. Já temos os nossos problemas que não são poucos. Ela que procure tratamento cognitivo e não queira que as outras pessoas sadias procurem, invertendo o tradicional.
Esta é a filosofia e ideologia das esquerdas, que estão querendo nos impor, no bojo do globalismo, comandados por ongs desses magnatas e macumunados com o partido comunista chinês.
Esse termo transexual não-bináris, parece a nova evolução do Robocop 2.2 kkkkkkkkkkkkkkk a biba de aço!
acho que a revista cometeu um pequeno erro… essa publicação deveria estar na área chamada “rsrsrsrsrsrsrsrsrs”
realmente não só esse país mas o mundo cansa… essas pessoas não tem nada de importante ou relevante para falar e inventam piadas…
A que ponto pode chegar a imbecilidade humana. E o pior é que essa coisa realmente acredita no que está falando. Alguém pode se imaginar convivendo com uma criatura dessas?
Todo dia um absurdo novo.
Eu ia falar, mas todo mundo já falou o q penso.
Eu ia falar, mas todo mundo já falou o q penso. Então tá.
DEUS, ISSO É RETARDO MENTAL.
Vai passar! Vai passar!
Trabalhar que é bom…
Minha nossa, quanta besteira!
Bem que poderia voltar o tempo do empalamento!
Tomem vergonha na cara!
Trata-se claramente de uma criatura desorientada por forte enfermidade ou abuso de drogas. Não se pode dar palco para não piorar o quadro ou incentivar outros doentes nessa maluquice. Isso tudo está muito chato!
A que ponto chegamos. Uma geração doentia e vitimista.
Como diria meu pai se vivo fosse: “Dê uma enxada pra ela e uns alqueires de roça pra carpir que logo, logo acaba essa frescura!”
Ou um tanque de roupa suja pra lavar.
Se aceitarmos esses absurdos, daqui a pouco grupos de analfabetos irão querer inserir as palavras: “preda”, “praca”, como forma de tbm está representando o grupo de apedeutas…
Mais uma retardada que não tem nada de útil a oferecer à sociedade!
De onde saiu esse ser?
É muita falta do que pensar ao fazer essa relação de palavra e sexo. Palavras não têm sexo, fazem parte de gêneros diferentes.
Por isso minha querida pega essa língua que você quer inventar vai dar uma volta no oriente médio
…muita falta do que fazer…. ridículo.
Eita geração de inúteis, alienados.
Fala serio com tanta coisa acontecendo no pais e esse site me vem com essa materia nada a ver
Salvo engano, “ela” e “ele” são pronomes pessoais e não substantivos como está no artigo.
Essx trans bináris deveria ter como nome social Rosx Laure (Rose é um prenome feminino, então não seria revelador do não-binarismo). Quanto ao “obrigade”, é só mais uma palhaçade de unxs ativistes coitades …
Em bom português agora: ao dar repercussão ao vídeo, a Revista Oeste cumpre exatamente o papel que a militância progressista lhe reservou, que é o de colocar o assunto em debate público, estratégia conhecida como “agenda setting” .
Para os editores de uma publicação conservadora pode parecer que estão apenas expondo uma ridícula visão de mundo, mas na verdade estão adubando a idéia, pondo-a sobre os holofotes.
sob os holofotes …
errata : sob os holofotes …
Bem lembrado. A/O binária(o) quer mudar o nosso modo de falar mas não adapta o seu próprio nome ao que prega. Ainda, dizer que a linguagem é sexista! São pessoas que não conseguem conviver com a sua própria identidade e querem alterar o modo de vida da maioria, adaptando-o a sua própria visão de mundo.
Gente chate de caralhe!
Como dizia o Trapalhão Mussun, casildis.
Depois reclamam quando são chamados de doentes…
Quer evidências mais doentias da não aceitação do próprio eu? Pqp!
Que falta faz um bom tanque cheio de roupa suja para certos vagabundos parasitas!
Isso é um caso avançado de demência.
Idiotizando a sociedade.
Não pode ser sério…
“transexual não-bináris”? o que é isso? o grau de imbecilidade desse pessoal não tem limite, não?
Chegamos num mundo onde inventam cada moda, daqui a pouco eu vou me identificar como uma Intel Core I9
Vontade de aparecer. Inda ficam vcs. dando espaço !!!
É falta de notícia ? PulamodiDeus
Arrumem um serviço para essi pessoi, isso é falta do que fazer.
Seria falta do que fazer ??
Vai trabalhar fulaninha!!!
Esta pessoa precisa de tratamento psicológico urgente!
E eu prefiro a língua do P!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Como dizia a minha vó, falta do que fazer.
É a estupidez tendendo ao infinito.
Meu Deus que criatura ridícula!
Que ideia de jerico
Pelo amor de Deus !
Esperando a tradução……
Isso é falta de um boleto pra pagar…
Desculpe os leitores mas não posso me furtar a um sonoro VTNC pra essa porra desse dessa dessi ou qq coisa que seja ativista
Na linguagem que essa coisa deve entender digo pra ” ile ir à merda e ir thomarr no respectivo cuses e num inxer o saqui da jenti”
Seria bom q, antes de mais nada, essa pessoa aprendesse q “ele” e “ela” NÃO SÃO substantivos mas, pronomes pessoais.
Isso já encheu!
Eu tiraria meu filho dessa escolha por “desaprendizado”!
Que gente mais à toa… é por estas e por outras, muitas outras, que prefiro os gatos e os cachorros do que as gentes.
O correto é vi timir ni qui.
Até este momento, não achei que uma coisa fosse 100% inútil, mas se superaram.
É preciso explicar a essa criatura que a língua é uma coisa vida e não adianta tentar modificá-la por decreto pois não funciona. Criou -se uma língua há tempos atrás, o esperanto, e nunca se conseguiu que ela fosse usada naturalmente, porque era uma língua artificial. A linguagem não acredita isso. Então, vamos parar com essa estultice de inventar uma nova desinência para gênero das palavras. Em tempo: as PALAVRAS tem gênero, e os seres possuem sexo. Essa coisa de ideologia de gênero é uma aberração. Melhor colocação é ideologia de SEXO
* a língua é uma coisa VIVA
Muito claro. Esse grupo de animais não consegue sequer ler seu comentário.
Meu Deus , que fase!!!
ÔH GERAÇÃO DOENTE!! Meu Deus!!
Chupande ume piroce eli sossegue
Tá vendo do porque nos países comunistas é proibido essas paradas? Porque eles sabem que isso aí só vai atrapalhar, lerdar o movimento.
Querem uma coisa? Vai tomar no teu cu vagabunda retardada, vou fazer um ataque DDoS nesse seu Pc de merda e depois hackear para pegar informações e queimar no lixo igual sua vida fracassada.
Vai estudar, vai fazer faculdade, vai trabalhar, larga de lutar por poder seu lixo humano, seja produtivo, não é a toa que daqui a pouco eu tô apoiando os comuna só para ver sua “espécie” retardada no chão e chorando
poxa mano,n precisa ser assim véi,tamb sinto o mesmo mas vc n sabe como ela se sente,realmente vou contra ela,mas n precisa ser assim mano
Certíssimo! A culpa é do que foi um desgoverno.
Ta certo,concordo com tu
É sério isso, linguagem neutra??
Qual o sentido disso??
Recomendo para essas ativistas fazerem uma boa terapia. Vão se tratar e para de choramingar, pelo amor de Deus!!!
Isso que eu chamo de mente fértil, cheia de estrume.
Ainda tem uma instituição de ensino cujo objetivo é confundir o aluno. Essa diretora também deve ter fumado até o estrume que feriliza a árvore, junto com essa acéfala.
Chegou tarde, na década de 80 o Mussum já usava essa linguagem. Cacildis
O caras chegaram em 2020 depois de Cristo e querem que o mundo todo mude por causa deles. Não funciona assim, lamento.
Se a maioria concorda com o português br vai continuar assim e ponto vá visitar uma prisão,um hospilal e um cemitério nesses lugares verás que vc está fora desse mundo!!!!
Era só o que faltava…daqui a pouco vão querer até o som da voz. Ah.
. ..me poupe!!
“transexual não-bináris” Ela nem sabe o que quer ser na verdade. E quer fazer confusão com a língua portuguesa!
A nossa língua é linda, é rica, é única, com cada variação regional, as daqui do sul a norte brasileiro e as do outro lado do oceano.