Ana Cláudia Lemos, ex-integrante do revezamento 4×100 metros feminino do Brasil, criticou publicamente o atleta Rodrigo Nascimento, comentarista do SporTV, canal esportivo do Grupo Globo. Ela deu a declaração nesta quinta-feira, 8, depois da eliminação do time masculino de atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris.
Em seu perfil no Twitter/X, ela acusou Nascimento de proteger o treinador do 4×100 metros. Nascimento é treinado por Victor Fernandes, técnico do 4×100 metros masculino e feminino da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).
“Como sempre, o atleta passando pano para o treinador do 4×100 metros, treinador esse que é o treinador dele pessoal”, descreveu Ana Cláudia. “Gente, que absurdo é esse, um comentarista que deveria falar a verdade está dizendo que os atletas têm que repensar? Conta aqui, Rodrigo, os bastidores. Conta a falta de treinos, sua reunião entre os atletas (não se diz capitão?). Desculpa, você não é capitão e precisa aprender a falar o que de fato aconteceu.”
Críticas de Rodrigo sobre a equipe de atletismo
Durante a transmissão da prova no SporTV, Rodrigo criticou seus colegas de equipe.
“Infelizmente, não fizemos uma boa largada, não tivemos uma corrida boa de todo mundo”, disse o atleta e comentarista. “Olhando as parciais, a gente viu que ninguém correu muito bem. Já sabia um pouquinho, pela fase que estamos passando na velocidade, agora é fechar o ciclo, virar a página de alguma forma e rever tudo o que foi feito de errado, o que a gente pode acertar novamente. Porque não pode ficar assim, não podemos ficar fora das grandes competições com o currículo que a gente tem.”
Reuniões e treinamentos contestados
A reunião mencionada por Ana Cláudia ocorreu no início do ano nos Estados Unidos, durante um camping com os principais atletas e seus treinadores.
Nascimento reuniu os colegas em um quarto e permitiu apenas a presença de Victor Fernandes, o que gerou descontentamento.
Atletas e treinadores reclamaram da falta de treinos específicos de revezamento, como a passagem de bastão.
Depois do camping, a equipe foi para as Bahamas, onde teve um desempenho ruim no Mundial de Revezamentos e não conseguiu a vaga olímpica, obtida apenas na “repescagem” pelo ranking mundial, graças a um resultado do ano anterior.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Rodrigo foi excluído da convocação para Paris 2024. A vaga ficou para Hygor Gabriel, que se destacou no Troféu Brasil.
Escalas e lesões na equipe
Victor Fernandes escalou o Brasil com Gabriel Garcia (guia paralímpico que passou a se dedicar ao olímpico), Felipe Bardi, Erik Cardoso e Renan Gallina. Paulo André, com lesão, ficou de fora por decisão técnica.