O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou na segunda-feira 16 que a próxima semana, até 23 de outubro, a Região Sul do país concentrará os maiores volumes de chuva. Já o Nordeste e Centro-Oeste deverão ter tempo seco com temperaturas altas. Enquanto isso, o Sudeste irá encarar uma nova frente fria, conforme indica a previsão do tempo.
Confira a previsão do tempo em cada região:
- Norte
Os volumes de chuva deverão ser superiores a 30 milímetros (mm) em áreas do noroeste do Amazonas e do Pará, em Roraima e no oeste do Acre. Isso em função do calor e da alta umidade. Nas demais áreas da região, irá predominar o tempo seco e com temperatura alta.
Leia mais: “Fotógrafo divulga imagem rara de ‘ave fantasma'”
- Nordeste
Em grande parte da região, a expectativa é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (área agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior nordestino.
- Centro-Oeste
O tempo seco também deverá prevalecer a maior parte do tempo. Haverá, porém, a ocorrência de pancadas de chuva no oeste de Mato Grosso e no sul de Goiás. Chuvas mais intensas estão previstas para o extremo sul de Mato Grosso do Sul, acompanhadas de instabilidades provocadas por áreas de baixa pressão. Os volumes podem ser superiores a 50 mm.
Santa Catarina e Paraná também terão regiões com chuva
- Sudeste
Avanço de uma frente fria sobre o oceano, além de áreas de instabilidade, principalmente no leste da região. Isso favorecerá acumulados de chuva, que podem ultrapassar 50 mm, especialmente em áreas do sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, além do Rio de Janeiro. Já no centro e norte de Minas Gerais, a previsão é de tempo predominantemente quente e seco.
Leia mais: “Amazonas: Rio Negro atinge nível mais baixo da história; seca deixa cidades isoladas
- Sul
A região apresentará condições para chuvas intensas, com possibilidade de queda de granizo em boa parte do território. Isso decorrerá de áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão e do avanço de uma frente fria sobre o oceano. Já no oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, são previstos acumulados de chuva maiores que 80 mm durante a semana. No noroeste do Rio Grande do Sul, os acumulados podem ser ainda mais intensos, acima de 150 mm. Também deverá chover no norte do Paraná e no extremo sul do Rio Grande do Sul, mas com acumulados de menor intensidade, abaixo de 50 mm.