Avião da FAB pousa na Polônia para resgatar brasileiros

A aeronave irá repatriar 40 brasileiros que moravam na Ucrânia e resgatar mais de 20 ucranianos e um polonês
-Publicidade-
O avião pousou e deixou mais de 10 toneladas de ajuda humanitária
O avião pousou e deixou mais de 10 toneladas de ajuda humanitária | Foto/Reprodução: Redes sociais

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Varsóvia, Polônia, na tarde desta quarta-feira, 9, para deixar mais de 10 toneladas de ajuda humanitária para os ucranianos e resgatar brasileiros que fugiram da Ucrânia após a invasão russa.

O avião, que deve chegar amanhã ao Brasil, irá repatriar 40 brasileiros que moravam na Ucrânia e resgatar mais de 20 ucranianos e um polonê,s que conseguiram visto humanitário para desembarcar em solo brasileiro. 

Nas redes sociais, é possível ver o momento em que os brasileiros embarcam no avião.

-Publicidade-

Também serão trazidos seis cachorros das famílias resgatadas — os donos não precisaram apresentar o Certificado Veterinário Internacional.

A ajuda humanitária levada aos ucranianos inclui cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados com alto teor nutritivo — como risotos e sopas —, 50 purificadores de água e meia tonelada de itens médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, são cerca de 20 mil itens, entre os quais: medicamentos para hipertensão e diabetes, antibióticos, antialérgicos, máscaras de proteção, teste de covid-19.

O KC-390 da FAB, feito na Embraer, é a maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no Hemisfério Sul. Já foi utilizado em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano e no Haiti.

Uma portaria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, publicada em 3 de março, concede visto temporário de seis meses e autoriza moradia humanitária de dois anos para ucranianos e brasileiros que estavam na Ucrânia.

Com informações de Agência Brasil

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.