publicidade
Brasil

Avião da FAB vai transportar corpos de vítimas do acidente em Vinhedo

Modelo já foi usado em missões humanitárias no Rio Grande do Sul, no Haiti e no Líbano, entre outros

avião da FAB - modelo KC-390
Foi o primeiro avião a lançar cargas na Estação Comandante Ferraz, na Antártida | Foto: Divulgação/FAB

As urnas funerárias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP) serão transportadas para Cascavel (PR) por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo da aeronave é o KC-390 Millennium, que estava no aguardo da liberação na Base Aérea de São Paulo.

O KC-390, conhecido por sua rapidez e modernidade, já esteve em diversas missões humanitárias.

Receba nossas atualizações

Recentemente, a aeronave auxiliou no envio de doações e equipamentos para o Rio Grande do Sul e participou de uma força-tarefa na Colômbia contra incêndios florestais.

Esse modelo de avião da FAB também participou de missões no Haiti e no Líbano, além de operações no Brasil durante a pandemia de covid-19. Foi o primeiro avião a lançar cargas na Estação Comandante Ferraz, na Antártida.

Participações anteriores do avião da FAB

Desenvolvido pela Embraer para a FAB, o KC-390 é um avião multimissão de transporte e reabastecimento aéreo, projetado para substituir o Hércules C-130.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Pode transportar 80 soldados equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas, com capacidade máxima de 26 toneladas. Exportado pelo Brasil, o KC-390 já foi adquirido pela Hungria, por Portugal e pela Coreia do Sul.

Detalhes do acidente aéreo em Vinhedo

De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o acidente aconteceu às 13h25, na Rua Edueta, próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).

A aeronave bimotor ATR-72 da Voepass, antiga Passaredo, partiu de Cascavel com destino a Guarulhos (SP). Contudo, sofreu uma queda em Vinhedo.

Voepass adia coleta de pertences das vítimas da queda do avião

A companhia aérea Voepass adiou a coleta dos pertences das vítimas da queda do avião em Vinhedo (SP). A decisão surgiu depois de um pedido do Instituto de Criminalística para realizar uma nova inspeção no local.

A queda do avião em Vinhedo resultou na morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.

“Avião que caiu em Vinhedo (SP) operava sem gravar 8 informações da caixa-preta

Até a tarde desta segunda-feira, 12, peritos do Instituto Médico-Legal tinham identificado 27 vítimas e entregado 12 corpos às famílias.

Em nota enviada ao site Poder360, a Voepass informou que aguarda a visita do Instituto de Criminalística, que solicitou uma nova verificação na área” onde o avião despencou, no condomínio residencial Recanto Florido.

“A companhia aguardará até que tenha a permissão das autoridades para, então, estimar o prazo final do processo de retirada dos destroços”, declarou a empresa.

A Voepass também informou que contratou um serviço especializado para retirar, descontaminar, catalogar e identificar os pertences pessoais das vítimas. A empresa acrescentou que vai devolver os objetos aos familiares “em momento oportuno”.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade