Um barco com cerca de 20 corpos em estado avançado de decomposição foi encontrado no Rio Caeté, no município de Quatipuru, extremo norte do Pará. A embarcação foi encontrada neste sábado, próximo ao Oceano Atlântico.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o delegado de Bragança, município próximo, Alexandre Calvinho, a embarcação foi encontrada entre Tracuateua e Bragança, próximo ao local que o rio desagua no Oceano Atlântico.
“Eles foram rebocados para a praia de Ajuruteua, e ninguém sabe, mas tudo indica que são refugiados do Haiti”, disse ao jornal O Liberal. “Está tudo muito no início, as informações ainda são preliminares. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado, Corpo de Bombeiros também. Vamos esperar as investigações no decorrer dessa semana.”
Leia também: “PF encontra ‘superdroga’ em avião em Belém”
O número de corpos não foi confirmado pela polícia. O barco foi encontrado por pescadores no litoral, que acionaram os policiais. Eles trabalhavam próximo ao povoado Tamatueua. Segundo testemunhas ao Liberal, o barco estava à deriva, possivelmente naufragou na região.
Corpos encontrados em barco no Pará vão passar por perícia
Corpos em avançado estado de decomposição foram encontrados por pescadores próximo da praia de Ajuruteua, em Bragança, no Pará.
— Cidade Metropolitana (@CidadeMetropol) April 13, 2024
Há suspeitas de que sejam imigrantes haitianos. O barco estava à deriva e foi avistado pelos pescadores. pic.twitter.com/DYHy9ZuwUU
A Polícia Civil do Pará acionou o IML de Castanhal, que está a caminho de Bragança. Os corpos devem passar por perícia e pelo órgão de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI).
A Polícia Federal (PF) do Pará instaurou um inquérito para identificar quem são as vítimas encontradas mortas na embarcação. A corporação informou que apura as informações junto com diversos órgãos de segurança pública do Estado.
Leia mais: “Vídeo: homem invade tribunal e atira no assassino do seu pai”
Segundo o Liberal, a PF acionou uma equipe de peritos e papiloscopistas da sede do órgão em Brasília. Os profissionais já embarcaram para o Estado e devem ir para o local em que os corpos serão levados.
De acordo com o 24º Grupamento Bombeiro Militar do Pará, os corpos foram encaminhados para Bragança. Os cadáveres seguem de barco para o município, mas, por causa da maré, devem chegar ao destino apenas às 19h30 deste sábado.