O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias no Brasil depois da morte da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, nesta quinta-feira, 8. O ato, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, foi assinado por Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França.
Relacionadas
“É declarado luto oficial em todo o país em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o documento.
Relacionadas
Bolsonaro, entre outras autoridades e personalidades brasileiras, como o ex- jogador Pelé, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se manifestaram para lamentar a morte da rainha.
“Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor”
– Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
Rainha Elizabeth
Elizabeth foi a mais longeva monarca do Reino Unido e teve o segundo maior reinado da história, atrás apenas de Luís XIV da França. Neste ano, ela completou 70 anos no trono — com a comemoração do Jubileu de Platina. Elizabeth Alexandra Mary se tornou majestade do Reino Unido em 6 de fevereiro de 1952, depois da morte do pai, Rei George VI. Na época, tinha apenas 25 anos.
Relacionadas
Elizabeth II, no entanto, só foi coroada no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia realizada da Abadia de Westminster. Quando foi coroada, Elizabeth II tinha 25 anos.