O presidente Jair Bolsonaro embarcou na noite desta quinta-feira, 28, para a Itália, onde participará no fim de semana da reunião de cúpula do G20 — grupo que reúne as principais economias do mundo. O bloco conta com 19 países e mais a União Europeia. As nações que o compõem respondem por cerca de 80% da produção econômica global e 75% do comércio e das exportações.
No ano passado, por causa da pandemia de covid-19, o encontro foi realizado por videoconferência. As reuniões entre os países participantes estão programadas para sábado 30 e domingo 31. Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro tem 12 temas prioritários para tratar no encontro, entre os quais saúde, comércio e meio ambiente.
O acesso de nações mais pobres ou em desenvolvimento às vacinas contra a covid-19 também está na pauta da delegação brasileira.
A previsão é que Bolsonaro chegue a Roma na sexta-feira 29 e retorne ao Brasil na terça-feira, dia 2 de novembro. Ele deve se reunir nos próximos dias com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, na capital do país.