O presidente Jair Bolsonaro falou abertamente nesta quinta-feira, 14, na possibilidade de privatização da Petrobras. O chefe do Executivo fez críticas à política de preços da estatal e pediu à população que se esforçasse para economizar combustível.
“É muito fácil: aumentou a gasolina, é culpa do Bolsonaro. Eu tenho vontade. Já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, afirmou o presidente em entrevista à rádio Novas de Paz, de Pernambuco.
Leia mais: “‘Já passou da hora de trocar o posto Ipiranga’, diz Bozzella sobre Guedes”
“Eu não posso… Não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível. Mas, quando aumenta, a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha. Apesar de ter zerado o imposto federal, coisa que não acontece aí por parte dos governadores.”
Segundo Bolsonaro, “seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível”. “Aí você iria obrigar os caras a rever o que está acontecendo. Ajudaria bastante”, disse.
Leia também: “Guedes defende que o governo venda ações da Petrobras para ajudar os mais pobres”
As declarações de Bolsonaro foram dadas no dia seguinte à aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que muda a regra do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS), um tributo estadual, e prevê que ele seja aplicado sobre o valor médio dos últimos dois anos. “Não era o que eu queria, mas vai ajudar”, comentou Bolsonaro.
Leia também: “Bolsonaro rebate arcebispo: ‘Só bandidos tinham arma’”
A realidade é que a Petrobrás é uma S/A, porque se por um lado isso proporcionou-lhe muitos recursos, o que naturalmente a fez ser grande como é(e olha que a esquerda ladra a quebrou), por outro tirou a sua função social, haja vista a sua necessidade de buscar lucros incessantemente para compensar seus acionistas. De toda forma, assim como o Banco do Brasil, ter o controle delas gera altos dividendos para o país, que arrecada bilhões com elas, e a venda é como vender galinhas de ovos de ouro, afinal, dá para dispensar essa fortuna toda, com todas as necessidades de que carecemos?
Agora, esperar combustível da petro e dinheiro do banco a preço de banana é conto da carochinha.
A gasolina está com preço muito abaixo de 2003 quando comparado com o salário mínimo. Se compra muito mais hoje. Que tem que reduzir mais isso tem. Se produz em escala maior. Desgovernadores assaltando, depois vem os acionistas 10,3 bilhões de divisão de lucros em terceiro os altíssimos salários dos diretores. São tantas tetas. Já avançou um pouco Bolsonaro. De degrau em degrau se chega lá. O ideal é privatizar tudo ou pelo menos abrir concorrência
Aproveita e Vende a amazonia pros yankes e garante a eleição do sucessor, kkkk
Bozo faz o seguinte, vende a petrobras, os correios, o bb e todas as estatais, pega a grana e aumenta o bolsa família em 100% e o auxílio emergencial a &$600,00 e tu ganha a eleição ad eterno!
Eu acho que a gasolina a 7 é tudo culpa da Dilma, calma aí, acho que é dos governadores, calma aí kkkkkk
Maciel Gomes
seu merda! essas suas afirmações só demonstram que és um doente mental a se expressar sem controle do seu tutor!
O Pobrema da Conta da Gasolina está Altar. Vamos deixar de mimimi , os Culpados foram Luladrão e seus Quadrilheiros. Muita Roubalheira e Zero de Investimento no Refino. A capidade é 50% de Refino de toda a Produção. Até as Refinarias do CE e MA. Que não sairam do Papel. Só gerou um Prejuizo de 10BI para a Petrobras. . Até navio petrolheiro virou Fantasma. A Verdade se a Petrobras não fosse uma Estatal , tinha ido a Falência , na Roubalheira do Petrolão.
O barril de petróleo no mercado internacional subiu e o dólar também subiu. A consequência é aumento do preço do combustível. Acho que o preço do combustivel nao deveria ser atrelado totalmente ao valor do dólar. Como somos produtores, poderia fazer uma média ponderada e assim não passar integralmente o aumento do dólar. Também o ICMS deveria ser reduzido. É um valor abusivo. E o único trabalho do Estado é arrecadar. Não produz, não refina e não distribui.
O problema são os acionistas, pois a grita é geral, inclusive lá de fora, havendo casos do governo ter que indenizar por perdas, como aconteceu na quebra da empresa proporcionada pela esquerda ladra, que diga-se de passagem, estamos pagando.
Concordo plenamente. Com o valor da venda da parte estatal, poderia custear o auxílio Brasil por 10 anos. Se fizer isso terá meu voto, com certeza, em 2022.
O PT e satélites (PDT, PSOL, PCdoB, Rede, et caterva) não vão gostar… Sinal que está no caminho certo. Deixe o mercado regular isso daí e acabe com esse foco de tensões. Vamos fatiar.
Sabe bozo, eu acho tb que o preço da gasolina é tudo incompetência da petrobras estatal, a outra parte privada é muito competente kkkkkkk
Cumpanheiro, você está certo em torcer para que não privatize a Petrossauro, se acontecer, diminui muito o espaço para o nosso grande líder de nove dedos roubar e aí falta mortandela para nois.
Maciel Gomes, não deu para entender se você está sendo sarcástico ou não! Mas o preço dos combustíveis, (gasolina como você diz) no Brasil não é tão simples. Primeiro a arrecadação tributária no Brasil é predatória, quando o intuito é unicamente arrecadar. Nestes casas a carga tributária a muito maior, nos produtos que o consumidor não pode deixar de comprar, como: Energia elétrica, combustíveis, remédios, etc. Segundo a parte privada, como a Petrobrás é uma empresa estatal, os preços dos combustíveis podem ser manipulados, e os prejuízos bancados pelos pagadores de imposto, como no governo da Dilmanta, desta forma nenhuma empresa privada irá se aventurar a competir, no Brasil, com a Petrobrás e ter que arcar com os prejuízos. Portanto enquanto a Petrobrás for estatal, não teremos as empresas privadas competindo no mercado, como parece, que você mencionou acima.
Bozo é isso que os liberais pregam, faça isso e verás a gasolina cair a metade do preço kkkkkkkkkk