O presidente Jair Bolsonaro nomeou o tenente-brigadeiro do ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento para assumir um cargo na diretoria colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A decisão, assinada por Bolsonaro e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi publicada na edição desta terça-feira, 14, do Diário Oficial da União.
A indicação já foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e pelo plenário da Casa.
Nascimento assumirá o posto de Juliano Alcântara Noman, que renunciou ao cargo na diretoria colegiada e segue como diretor-presidente da instituição — ele foi nomeado em 2016 e tem mandato até 2025.
Nascimento comanda a Subchefia de Planejamento Estratégico do Estado-Maior da Aeronáutica desde fevereiro deste ano. Ele também foi diretor-geral de Economia e Finanças da Aeronáutica e responsável pela Gerência de Tráfego Aéreo durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e a Copa do Mundo de 2014.
Demanda por voos
Segundo dados divulgados pela Anac no fim de novembro, a demanda por voos domésticos no país cresceu 7% em outubro, quando a comparação é feita com setembro.
De acordo com a agência, foram 6,3 milhões de passageiros em outubro. A taxa de ocupação das aeronaves ficou em 84,3%, registrando o crescimento de 3,2%.
O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é o maior em fluxo de pessoas no país. Por seus terminais, cerca de 2,48 milhões de passageiros transitaram em outubro.
Nota atualizada em 14/12/2021, às 12h31. O presidente Jair Bolsonaro nomeou o tenente-brigadeiro do ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento para um cargo na diretoria colegiada da Anac e não para o cargo de diretor-presidente, como estava escrito na primeira versão desta matéria.
Porque o diretor-presidente anterior renunciou? Motivos de força maior?