Bolsonaro nomeia militar para a diretoria colegiada da Anac

Tenente-brigadeiro do ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento ficará no posto até março de 2026
-Publicidade-
Luiz Ricardo de Souza Nascimento foi nomeado o novo presidente da Anac
Luiz Ricardo de Souza Nascimento foi nomeado o novo presidente da Anac | Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o tenente-brigadeiro do ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento para assumir um cargo na diretoria colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A decisão, assinada por Bolsonaro e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi publicada na edição desta terça-feira, 14, do Diário Oficial da União.

A indicação já foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e pelo plenário da Casa.

-Publicidade-

Nascimento assumirá o posto de Juliano Alcântara Noman, que renunciou ao cargo na diretoria colegiada e segue como diretor-presidente da instituição — ele foi nomeado em 2016 e tem mandato até 2025.

Nascimento comanda a Subchefia de Planejamento Estratégico do Estado-Maior da Aeronáutica desde fevereiro deste ano. Ele também foi diretor-geral de Economia e Finanças da Aeronáutica e responsável pela Gerência de Tráfego Aéreo durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e a Copa do Mundo de 2014.

Demanda por voos

Segundo dados divulgados pela Anac no fim de novembro, a demanda por voos domésticos no país cresceu 7% em outubro, quando a comparação é feita com setembro.

De acordo com a agência, foram 6,3 milhões de passageiros em outubro. A taxa de ocupação das aeronaves ficou em 84,3%, registrando o crescimento de 3,2%.

O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é o maior em fluxo de pessoas no país. Por seus terminais, cerca de 2,48 milhões de passageiros transitaram em outubro.

Nota atualizada em 14/12/2021, às 12h31. O presidente Jair Bolsonaro nomeou o tenente-brigadeiro do ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento para um cargo na diretoria colegiada da Anac e não para o cargo de diretor-presidente, como estava escrito na primeira versão desta matéria

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.