Depois de encerradas as buscas na Vila Sahy e Ubatuba, no fim de semana, o Corpo de Bombeiros do município de São Sebastião começa nesta segunda-feira, 27, a busca ativa por pessoas que ainda podem estar desaparecidas. Até agora, foram encontrados 65 corpos, sendo 57 já identificados para sepultamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a nova fase de procura será com base em boletins de ocorrência feitos por amigos e familiares, para descobrir se as pessoas foram encontradas ou se estão em algum abrigo.
No domingo, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Gustavo Derrite, informou que a última pessoa desaparecida tinha sido encontrada.
A última pessoa desaparecida depois das fortes chuvas no Litoral Norte foi encontrada e o sentimento aos nossos heróis é o de gratidão. Meus parabéns a todos os profissionais dos @BombeirosPMESP, Defesa Civil e demais envolvidos nessa triste tragédia. pic.twitter.com/q7RIdWTRrT
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) February 26, 2023
Mesmo com o encerramento das buscas na região da Vila Sahy, a estrutura montada vai continuar ativa, para a possibilidade de surgirem novos relatos de desaparecidos, informou o governo de São Paulo.
O último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado no fim da tarde deste domingo (26) informa que ainda há 2,2 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
No domingo 26, o governador Tarcísio Gomes de Freitas informou que voltaria, nesta segunda, a despachar do Palácio dos Bandeirantes, mas criaria uma agência no litoral de São Paulo, para acompanhar o andamento das ações. “A presença do Estado segue e seguirá até que a situação de todos os impactados por essa tragédia seja resolvida.”
A partir de amanhã, volto a despachar no Palácio dos Bandeirantes. Criaremos uma gerência do @governosp no Litoral Norte para acompanhar o andamento das ações. A presença do Estado segue e seguirá até que a situação de todos os impactados por essa tragédia seja resolvida.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) February 26, 2023
Cidades do litoral foram devastadas pelas intensas chuvas do fim de semana do Carnaval. São Sebastião foi a mais atingida, com 683 milímetros em 18 horas, volume que é mais do que o dobro da média histórica de fevereiro, de 300 milímetros.
Relacionadas