O Brasil registrou, em 2024, 1.116 mortes por dengue. Este é o maior número de infecções contabilizadas desde o início da série histórica, em 2000. Segundo a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, mais de 1,8 mil mortes ainda estão em investigação.
De acordo com a pasta, o último recorde ocorreu em 2023, com 1.094 mortes.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
Com relação ao número de casos da doença, atualizado na madrugada desta terça-feira, 9, há quase 3 milhões de prováveis confirmações que ainda estão em fase de análise pela pasta. Isso significa que o cenário no país pode ser ainda mais grave. O último recorde, de 2015, foi de 1,6 milhão.
A situação já levou as autoridades a registrarem mais de 400 decretos de estado de emergência em municípios e unidades federativas. O Estado de Minas Gerais apresenta 939.332 casos registrados, o que o torna líder de ocorrências.
+ Lula gastou 61% a menos que Bolsonaro em campanhas contra dengue
Recentemente, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, informou que a incidência de dengue em 20 Estados já está em processo de estabilidade ou queda.
Com relação às vacinas, mais de 500 municípios em 16 Estados e o Distrito Federal já começaram a imunizar a população contra a dengue. O público-alvo são crianças de 10 e 14 anos.
Estado de São Paulo
Depois de Minas Gerais, o Estado de São Paulo vem em segundo lugar em ocorrências. Apenas a capital paulista registrou 33 óbitos em decorrência da doença. Outros 157 ainda estão em análise.
+ Dengue explode no Sul e já alcança 95% das cidades do Brasil
Já houve em todo o Estado 674.702 infecções confirmadas. As cidades em situação mais críticas são: Campinas, São José dos Campos, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ribeirão Preto, de acordo com o último monitoramento, feito na segunda-feira 8.
Faz o L jumentada
Daria um bom filme. “O desgoverno e seus mosquitos assassinos”.
Esse mosquito de pijama listrado vai acabar com o Lula!!!
uma maneira vai ser se ele pegar e a segunda vai ser quando os burros perceberem que o verdadeiro genocida é ele que não proporciona vacina para o povo!!!
O u será que ele sabe que burro não pega dengue e quer que sobreviva apenas os eleitores dele????
Onde anda o Renan Calheiros que não instaura uma CPI da dengue?