O atletismo, modalidade que mais trouxe medalhas ao Brasil na história dos Jogos Paralímpicos, iniciou suas competições em Paris 2024, nesta sexta-feira, 30. Júlio César Agripino, de 33 anos, garantiu a primeira medalha de ouro para o país na modalidade na Paralimpíada deste ano.
O atleta paulista completou a prova dos 5 mil metros na classe T11 (deficiências visuais) em 14min48s85. Com a marca, o brasileiro estabeleceu um novo recorde mundial e paralímpico.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O porta-bandeira do Brasil, Gabriel Araújo, conquistou primeira medalha de ouro do Brasil, considerando todas as modalidades. A conquista ocorreu nesta quinta-feira, 29. O nadador foi o campeão dos 100 m costas S2 (classe para atletas com grandes limitações físico-motoras), com 1min53s67. Esse foi o melhor tempo da carreira do brasileiro e recorde das Américas.
O Brasil também conquistou mais uma medalha na prova dos 5 mil m, na Paralimpíada de Paris. Yeltsin Jacques, de 32 anos, levou o bronze, resultando em uma dobradinha brasileira no pódio. A prata foi conquistada pelo japonês Kenya Karasawa.
Para a tarde de sexta-feira, a expectativa é de mais medalhas para o Brasil no atletismo. Cinco finais estão programadas, o que inclui a dos 100 m classe T37 (paralisados cerebrais para andantes), com três brasileiros: Ricardo Mendonça, Edson Pinheiro e Christian Gabriel.
Próximas competições da Paralimpíada
O velocista Petrúcio Ferreira, um dos principais nomes da delegação brasileira, disputa a final dos 100 m T47 (deficiência nos membros superiores), às 14h29. Petrúcio correu com proteção na coxa direita e passou em segundo na bateria, com o sétimo tempo geral. Outros dois brasileiros, Washington Júnior e Lucas Sousa, também estão na final.
A partir das 13h, Giovanna Boscolo e Wanna Brito competem na final do lançamento de club F32 (paralisados cerebrais para cadeirantes). Wanna é a atual campeã mundial e favorita à medalha. Wallace Santos e Emanoel Oliveira disputam finais no arremesso de peso nas classes F55 e F37, respectivamente.
Thalita Simplício corre a semifinal dos 400 m T11, às 14h38. As vitórias de Júlio e Yeltsin elevaram o total de medalhas do Brasil no atletismo paralímpico para 172, sendo 49 de ouro, 70 de prata e 53 de bronze.
Na natação, depois de conquistar três medalhas no primeiro dia da Paralimpíada, a equipe brasileira voltou à Arena La Défense, nesta sexta-feira, com representantes em duas finais. O revezamento 4×50 m livre — 20 pontos, com Patrícia Santos, Lídia Cruz, Daniel Xavier Mendes e Samuel Oliveira, está marcado para as 15h44. O time teve o segundo melhor tempo nas classificatórias.
Brasileiro desclassificado
Talisson Glock compete na final dos 200 m medley classe SM6, às 12h58. Ele foi inicialmente desclassificado, mas a apelação da delegação brasileira foi aceita. Nas eliminatórias dos 100 m livre S5, Patrícia Santos e Esthefany Rodrigues ficaram fora da disputa por medalhas na Paralimpíada de Paris.
No goalball, o time masculino brasileiro venceu os EUA por 13 a 8, mantendo 100% de aproveitamento. Já a equipe feminina perdeu para Israel por 8 a 4. No sábado 31, o Brasil encerra a fase de grupos: as mulheres enfrentam a China, às 9h45, e os homens jogam contra o Irã, às 12h30.
No tênis de mesa, Cátia Oliveira e Joyce Oliveira garantiram o bronze, depois de perderem para as sul-coreanas Su Yeon Seo e Jiyu Yoon, por 3 sets a 0 nas semifinais das duplas femininas WD5. Esta é a segunda medalha paralímpica de Cátia e a primeira de Joyce.
No taekwondo, Silvana Fernandes virou o combate contra a nepalesa Palesha Goverdhan, vencendo por 10 a 8 na estreia. Nathan Torquato, ouro em Tóquio, venceu o iraniano Saeid Sadeghianpour por 22 a 10 nas quartas de final da categoria até 63 kg.
Resultados da Paralimpíada desta sexta-feira
- Atletismo: Júlio Agripino (ouro) e Yeltsin Jacques (bronze) – 5 mil m (T11);
- Badminton: Rogério Oliveira perdeu para Lucas Mazur (França);
- Bocha: André Costa perdeu para Uchida Shunsuke (Japão); Maciel Santos venceu Marko Dekker (Holanda);
- Ciclismo: Lauro Chaman ficou fora da final no contra-relógio 1 mil m (pista) C5;
- Goalball: Brasil 13 x 8 EUA (masculino); Brasil 4 x 8 Israel (feminino);
- Tiro com arco: Jane Karla venceu Agustina Bantiloc (Filipinas);
- Remo: Cláudia Santos classificada para a repescagem no skiff simples PR1; e
- Tênis de mesa: Danielle Rauen e Luiz Manara perderam para Piotr Grudzien e Karolina Pek (Polônia); Bruna Alexandre e Paulo Salmin perderam para Iryna Shynkarova e Viktor Didukh (Ucrânia); e Cátia Oliveira e Joyce Oliveira perderam para Su Yeon Seo e Jiyu Yoon (Coreia do Sul).
Agenda de competições para sexta-feira (horário de Brasília)
- Atletismo: Giovanna Boscolo e Wanna Brito (13h); Wallace Santos (14h05); Ricardo Mendonça, Edson Pinheiro e Christian Gabriel (14h20); Petrúcio Ferreira, Washington Júnior e Lucas Sousa (14h29); Thalita Simplício (14h38); Fernanda Yara e Maria Clara Augusto (15h18); Emanoel Oliveira (15h52);
- Natação: Tallison Glock (12h52); Revezamento 4×50 m Livre 20 pontos (15h44);
- Badminton: Vitor Tavares x Jack Shephard (Reino Unido) – Simples SH6 (12h20);
- Bocha: Evani Calado x Ho Yuen Kei (Hong Kong) – BC3 (9h); Evelyn Oliveira x Kang Sunhee (Coreia do Sul) – BC3 (9h); Laissa Guerreira x Anita Raguwaran (Alemanha) – BC4 (12h); Maciel Santos x Nadav Levi (Argentina) – BC2 (13h10); Iuri Tauan x Aurelien Fabre (França) – BC2 (14h20); José Carlos Chagas x Daniel Perez (Holanda) – BC1 (15h30); Mateus Carvalho x Jules Menard (França) – BC3 (16h40);
- Tênis de mesa: Bruna Alexandre e Danielle Rauen x Maryna Lytovchenko e Iryna Shynkarova (Ucrânia) – Duplas MD18 (9h); Cláudio Massad e Luiz Manara x Mateo Boheas e Thomas Bouvais (França) – Duplas MD18 (12h); Paulo Salmin e Israel Stroh x Paul Karabardak e Billy Shilton (Grã-Bretanha) – Duplas MD14 (13h);
- Tiro com arco: Reinaldo Charão x Michael Meier (Áustria) – Individual W2 (11h04);
- Taekwondo: Finais (12h);
- Tiro esportivo: Alexandre Galgani e Bruno Kiefer – categoria R4 – classe SH2 (8h30); possível final (11h15); e
- Vôlei sentado masculino: Brasil x Alemanha (13h).