A cúpula pela paz na Ucrânia, realizada na Suíça e que contou com cerca de 60 líderes mundiais, terminou com uma declaração conjunta apelando à segurança nuclear e marítima. Contudo, o Brasil e outros 11 países em desenvolvimento recusaram-se a assinar o documento, segundo informações do governo suíço.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou à Europa nesta semana, decidiu não participar do encontro. De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo brasileiro acredita que “não fazia sentido participar da cúpula, pois não envolve os dois lados em conflito”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Lula rejeitou os convites da presidente da Suíça, Viola Amherd, e enviou a embaixadora brasileira no país como representante. O documento, sem colaboração brasileira, foi divulgado neste domingo, 16.
Brasil e outros países que não assinaram declaração em favor da paz na Ucrânia
Além do Brasil, Índia, Arábia Saudita e África do Sul, membros do grupo Brics, e o México também se recusaram a assinar. Outros países como Armênia, Bahrein, Indonésia, Eslováquia, Líbia, Tailândia e Emirados Árabes Unidos também não assinaram. Enquanto isso, 80 nações, incluindo a maioria da União Europeia, os Estados Unidos, o Japão, a Argentina, o Chile e o Equador marcaram posição pela paz na Ucrânia.
Leia mais
No fim da segunda sessão plenária de líderes da cúpula, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu às delegações pela participação e pelo apoio público. Ele destacou a importância de evitar perigos nas centrais nucleares.
“Estou grato que os participantes nesta conferência compreenderam isto e a necessidade de restaurar a segurança total na fábrica de Zaporizhzhia, capturada pela Rússia”, afirmou Zelensky.
O documento da cúpula também defende a integridade territorial da Ucrânia diante da invasão russa. Além disso, o material solicita a colaboração do país invasor — a Rússia, no caso — na troca de prisioneiros de guerra e devolução de crianças. Zelensky ainda agradeceu pelo apoio em garantir uma navegação segura e preservar o fluxo de alimentos.
“Quero enfatizar que a segurança alimentar é vital, não somente para os países do Sul Global, mas literalmente para todos os países do mundo”, disse o presidente da Ucrânia. “Qualquer perturbação nos mercados de alimentos é um caminho direto para o caos que a Rússia deseja.”
Leia também: “Diplomacia sequestrada”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 205 da Revista Oeste
Lula não assinou em favor da paz na Ucrânia. A devolução de prisioneiros de guerra e crianças Ucranianas. Mas, vive falando das mulheres e crianças palestinas. Veja, só diz o que lhe interessa, e não é a paz, muito menos as mulheres e crianças!!!
Esse sujeito não me representa como cidadão brasileiro. Colocado no poder.
Esse sujeito não me representa como cidadão brasileiro. Colocado no poder.
No governo Bolsonaro, esse bêbado senil do Lula dizia que iria com os presidentes da Rússia e da Ucrânia num bar para assinar um tratado de paz, nem que fosse depois de muita bebida alcoólica, falava isso com o intuito de acusar Bolsonaro de não atuar pelo término da guerra da Rússia com a Ucrânia, mais uma mentira do Lula, com essa narrativa falaciosa, é como a tal cerveja com picanha, um país não pode levar a sério um bêbado senil, como Lula, é uma vergonha para o povo brasileiro ter como presidente um sujeito desses.
Pois é, prezado. No entanto, o país das pessoas de bem e produtivas, não levou a sério esse marginal, ignorante, comunista, e continua não levando!
O país foi fraudado por criminosos, inclusive por um provável psicopata, porém também comunista como afirmado pelo próprio, que com o apoio do Direito, dos alienados, ignorantes, idiotas-úteis, da mídia mainstream (GloboLixo) e das FA, tomaram o Brasil a força.
Deixamos acontecer ao longo do tempo infiltrações de marxistas em todas as classes, a se iniciar pelas academias e imprensa.
Deu no que deu.
Muita luta pela frente para reverter esse cenário de terra arrasada no Brasil!
É só ver a lista dos que não assinaram incluindo o Brasil para entender….é pior que um teatro de horrores…Lula o exterminador de garanhuns está dançando e rolando junto com sua tropa e tudo continua na mesma rotina ou seja a caravana passa e os cães nem ladram…………como dizia Luther King ” o que me preocupa não é o grito e o brado dos maus mas o que me preocupa mesmo é o silêncio dos inocentes”.
Somente a ralé não assinou!
Lula ,lixo!