O Carnaval passou, e a quarta-feira de Cinzas chega com instabilidades climáticas. Apesar do calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu sete alertas de chuvas intensas. Todos eles devem ficar ativos até as 10 horas desta quinta-feira, 15.
Dos avisos da vez de chuvas intensas, quatro aparecem na cor amarela. Na classificação do Inmet, isso representa “perigo potencial” para a ocorrência de problemas em razão da situação climática. Para essas partes do país, o alerta indica chuva de até 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h.
O primeiro alerta amarelo abrange áreas de todos os Estados do Nordeste e seis do Norte (a exceção é o Acre). Além disso, o aviso pega o noroeste de Mato Grosso, já no Centro-Oeste do país.
O segundo aviso amarelo de chuvas intensas cobre a faixa litorânea de quatro Estados nordestinos: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
+ “Chuva abre cratera em São Sebastião (SP) e moradores ficam sem dormir“
O terceiro alerta da vez se espalha de Mato Grosso do Sul até o norte do Rio de Janeiro. Ele passa pelo Espírito Santo, por Minas Gerais e por São Paulo.
Há, por fim, alerta amarelo de chuvas intensas também para parte do Sul do Brasil. Isso porque o Inmet divulga um aviso para a metade norte de Santa Catarina. Além disso, o recado serve para a faixa sul do Paraná — justamente nas áreas na divisa com o Estado catarinense.
Chuvas intensas: alertas na cor laranja
O Inmet tem três alertas de chuvas intensas na cor laranja, o que representa “perigo” para registros de problemas relacionados a condições climáticas.
O Inmet ressalta, nesse sentido, que um alerta laranja de chuvas intensas significa acumulados de até 100 mm num mesmo dia. Além disso, há a possibilidade de os ventos chegarem aos 100 km/h.
O primeiro alerta laranja da vez vale para áreas espalhadas por Sul, Sudeste e Centro-Oeste:
- Mato Grosso do Sul (metade sul);.
- Paraná (todo o Estado);
- São Paulo (metade leste);
- Minas Gerais (sul); e
- Rio de Janeiro (com exceção ao extremo norte).
Já o segundo alerta laranja de chuvas intensas desta quarta-feira de Cinzas abrange áreas do Ceará, do Piauí, do Maranhão, do Pará e do Amapá. Por fim, o outro aviso é restrito à parte da Região Norte. Ele abrange, a saber, todo o Acre, o extremo noroeste de Rondônia, quase todo o Estado do Amazonas e o extremo sul de Roraima.