No Brasil, 119,6 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 até esta terça-feira, 17. A contagem é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e o número corresponde a cerca de 75% da população com mais de 18 anos (158 milhões de pessoas). Nos Estados Unidos, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a mesma proporção está em 72% hoje — são 186 milhões de injeções em 258 milhões de norte-americanos nesta faixa etária.
Ritmo da vacinação no Brasil
No final de 2020, o MS apresentou um plano nacional de vacinação com previsão de 16 meses de duração. Entretanto, a experiência do Programa Nacional de Imunização, uma referência internacional de política pública de saúde, acelerou as projeções do governo e colocou o Brasil entre os países que mais aplicaram doses no mundo.
A imunização no Brasil teve início em 17 de janeiro. Com cerca de 38 mil salas de vacinação espalhadas pelo território, começamos praticamente ao mesmo tempo que a Índia e a Indonésia. Ou seja, apesar de não termos saído na frente, avançamos junto com outros países populosos, com dimensão territorial extensa e complexidade econômica e social similar. No mês de março, o país superou a marca de 10 milhões de aplicações. Em maio, ultrapassou o número de 50 milhões de injeções e, no dia 23 de julho, mais de 101 milhões pessoas receberam ao menos uma dose de vacina contra a doença causada pelo coronavírus.
“Confira os números da covid-19 no Brasil e no mundo”