O narcotraficante brasileiro Afonso Celso Caldas de Lima, 42 anos, foi assassinado na quinta-feira 16 na cidade colombiana de Letícia, que faz fronteira com Tabatinga, no Amazonas. Os dois municípios ficam na região do Vale do Javari, onde o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, colaborador do The Guardian, desapareceram.
“Celsinho da Compensa”, como era conhecido, estava foragido da Justiça do Amazonas. Ele tinha uma condenação a 24 anos de prisão por tráfico de entorpecentes. O criminoso ambém era procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) por ser um dos maiores exportadores de cocaína da América do Sul.
O narcotraficante foi alvejado por homens armados, enquanto almoçava em um restaurante. Durante o tiroteio, uma turista holandesa, identificada como Manon van de Zande, também foi baleada e morreu no local.
Celsinho da Compensa tinha ligação com o Cartel de Clan del Golfo e com o grupo paramilitar Los Puntilleros, ambos da Colômbia.
Ele havia sido preso em 2016, durante a Operação La Muralla. Essa investigação descobriu uma rede de tráfico de drogas que partia da Colômbia e entrava no Brasil pelo Rio Amazonas. O traficante fugiu da cadeia no ano seguinte.
As autoridades colombianas ofereceram uma recompensa de até US$ 20 milhões para quem oferecer informações que permitam capturar os responsáveis pela morte da turista holandesa.
Leia também: “Uma toga perdida na Amazônia”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 117 da Revista Oeste
Está na hora de mexer nesse vespeiro, quer dizer, nesse lugar 👀
Menos um bandido. Nada a perder.
Os esquerdopatas que adoram sambar em cima de cadáveres não vão perguntar a facção o “gente boa” pertencia, ou já sabem? Alô, alô fux, não vai mandar o capita nascimento investigar? Cadê a dupla dinâmica Randolfe x Pacheco, não esperneiam, não criam comissão? Muito estranho.
O exército Brasileiro tem 2 programas de ocupação e monitoramento dessa região amazônica e/ou fronteiras do Brasil… juntos perfazem 16 mil Km de fronteiras seca MAIS uns UM ou 1,5 mil km de litoral norte. Calha Norte desde/começou 1985 e o novissimo SIFRON desde final da década de 90.
São cerca de 360 municipios desde Piaui até até a triplice fronteira.
INSANO!
Os EUA com uma fronteira seca bem menor, desenvolvida , populosa e com vultosos recursos NÃO CONSEGUE barrar….
Temos que ser honestos…quem quer ir visitar…tem de assumir alguns riscos…não adianta indignar-se e falar mal do Brasil que SÓ TEM 500 anos de existência, é 3 vezes maior que toda a Europa, geografia muito dificil…. os EUA NUNCA, se esqueçam…. 70% é um enorme plano depois das ROCHOSAS. Onde as pastagens se estendem desde golfo do México e adentra ao Canadá. SEM as enormes, super densas e infestadas de insetos florestas tropicais.
Ou vocês nunca pararam pra pensar “do por quê” toda a região sul americana tinham pouquíssima população no interior.
O Fux deveria chamar o Vágner Moura para investigar…..
Agora que pegaram o contador do Lhula, o negócio é queimar os arquivos vivos.
O que uma “turista” holandesa estaria fazendo em um local como esse, um lugar miserável, abarrotado de traficantes e marginais de todo tipo? Conta outra ou vão dizer que era a reencarnação da Madre de Calcutá?
Se você é ignorante ou canalha, não se manifeste. O lugar recebe turistas do mundo inteiro. Letícia é a capital do estado colombiano também chamado de Amazonas. O ecoturismo é fortíssimo lá. Contenha-se.
Tem gosto prá tudo, imbecil. Se você gosta desse tipo de turismo, fique à vontade, seu trouxa. Canalha é a p.q.p.!
É souza, tem gente que fala por ter boca, ou melhor, escreve porque tem dedo, neurônio é coisa rara, só arrogância e falta de educação.
O ecoturismo nao e fortissimo la porra nenhuma. O q e fortíssimo la e o trafico de drogas. E todo mundo sabe da conexao colombia-amsterdam. Mulas levam drogas sinteticas da holanda e voltam com cocaina colombiana. E muito mais provavel a holandesa estar envolvida com drogas do q fazendo turismo. Europeu q quer fazer turismo na Amazônia vai pra manaus e fica em um dos carissimos e luxuosos hoteis de selva.
So se for ECOcaturismo.
A COMUNISTA CHILENA DA pilantrONG ONU CHOROU?
OS ECO-GRINGOS MOVIDOS À COCAÍNA ESTÃO EM LUTO?
E A CIDADE “LETÍCIA”, LEMBRA ALGUMA COISA?
É triste 😢 😢 😢 que um lugar muito bonito esteje forrado de traficantes.
Alguém no STF vai estar de Luto.
Vão culpar o Bolsonaro pela morte do traficante?
Pois é Carlos Alberto, cortou uma fonte de receita pro STF. Mas tem muitas outras. Traficante é o q não falta no BR.
Gente boa…
Menos um bandido no mundo!
Ficou mais difícil ainda acreditar que os dois militantes esquerdinhas foram mortos pelos dois pescadores, como afirma a PF.
Poisé, Zé Antônio. O que não resta dúvida, é ter havido troca de tiros entre o pescador ribeirinho e o ex agente da Funai.