O “novo normal” nas escolas, com máscaras e distanciamento social, parece ter acelerado o interesse das famílias brasileiras pelo ensino doméstico. As buscas pelos termo “homeschooling” no Google atingiram, em 2021, o maior volume desde 2004. Os dados são do Google Trends, a plataforma que calcula o volume de procuras por cada termo.
O maior impulsionador do interesse pelo tema parece ter sido o lançamento, pelo governo federal, de uma cartilha com orientações sobre o ensino doméstico. O período logo após a publicação do material, em maio, causou o maior número de buscas pelo termo já registrada pelo Google Trends no Brasil.
Nos Estados Unidos, o interesse pelo assunto também parece estar em alta. Segundo os dados do Censo americano, entre abril e outubro do ano passado, o número de famílias que optaram por ensinar os filhos em casa passou de 5,4% para 11,1%. Esses números não incluem os alunos que tiveram que continuam matriculados em uma escola mas tiveram que recorrer ao ensino virtual temporariamente por causa da pandemia.
Com essa doutrinação escolar e agora com a vacinação em crianças que logo será obrigatória para frequentar escolas, não verei outra solução a não ser o homeschooling, e tenho minhas dúvidas se já não seria a melhor opção desde sempre, vide a péssima qualidade do ensino brasileiro.
Sou a favor do ensino em casa também . Até o Bolsonaro arrumar as escolas e transformar em colégio militar dai sou a favor do colégio militar mas hoje como ainda não temos o colégio militar seria melhor o ensino em casa .