Compradas pelo governo de Dilma Rousseff, aeronaves quase foram trocadas por aviões russos que mataram militares no país de Chávez
Em 2013, a aquisição de 36 caças suecos Gripen foi marcada por muita discussão dentro do governo da então presidente Dilma Rousseff.
Isso porque, até que a decisão realmente fosse tomada, pelo menos três modelos de avião concorriam para fazer parte da defesa aérea brasileira: o americano F18, o russo Sukhoi e o sueco Gripen.
Por questões técnicas, o competidor da Rússia foi eliminado.
Até muito pouco tempo antes da compra, o candidato dos Estados Unidos parecia que sairia vencedor. Contudo, as revelações de Edward Snowden de que o governo norte-americano bisbilhotava a petista e sua turma fizeram com que o negócio não saísse. E, pior, trouxe de volta o Sukhoi como provável campeão.
A aeronave era usada na Venezuela, assim como helicópteros Mi-35, que também foram comprados pelo Brasil e viviam mais em terra que no ar, por falta de peças de reposição para manutenção.
Na terra de Hugo Chávez, a questão era ainda mais preocupante: os Sukhoi já tinham histórico de quedas e de morte de militares. Um desastre.
Assim, a quase milagrosa opção de Dilma pelos Gripen, pelo módico valor de US$ 4,5 bilhões, foi comemorada pela Aeronáutica como um marco, um passo a mais para longe da Venezuela.
Faltou contar porquê o caça francês Rafale, anunciado por Lula,foi deixado de lado. Pressão americana com certeza já que não tem nenhuma peça que não seja francesa.
PETRALHAS têm grana, como bem disse nosso ministro Gilmar Mendes, para financiar campanhas eleitorais durante as próximas décadas. Não era esse o objetivo da cleptocracia social-democrata, na verdade comunistas travestidos de liberais progressistas? 2 são minhas, outras 2 são suas!!Só que FHC sacaneou + 1 X MG, de novo contra os Neves, e deram outro destino á diverticulite do sobrinho de Tancredo Neves, a cadeia.
Ou a farsa não começou logo após a promulgação da CARTA Frankenstein e COMUNISTA?
Como no mundo político tudo é movido a dindim, desses quase 25 bilhões de reais de custo dos 36 caças, o PT levou uma boa bolada.