O inverno no Brasil começou em 21 de junho de 2023 e vai durar até 23 de setembro. Neste ano, há uma peculiaridade na estação que, em condições normais, traz consigo o frio. Trata-se do calor.
Mas sentir calor no início de agosto é normal? O portal Metsul Meteorologia divulgou a resposta da pergunta na terça-feira 1º.
O primeiro dia de agosto foi marcado pelo calor no Rio Grande do Sul, por exemplo. Isso ocorreu em virtude de uma forte massa de ar quente presente na Argentina. O mês começou como se fosse época de primavera em território gaúcho.
O frio foi sentido em cidades localizadas em maior altitude. São José dos Ausentes registrou mínima de 1ºC, mas a tarde foi marcada pelo calor.
O calor no Rio Grande do Sul no início de agosto
Porto Xavier registrou máxima de 31ºC, à tarde. Já Colinas registrou 30ºC. A cidade de Uruguaiana e Porto Vera Cruz registraram máxima de 29ºC. Teutônia e Santa Rosa ficaram em 29,3ºC.
Porto Alegre registrou máxima de 27ºC, enquanto o Vale dos Sinos, na região metropolitana, ficou em 29ºC. Três Coroas enfrentou a temperatura máxima de 29ºC.
Leia também
Para o site especializado em meteorologia, calor no início de agosto no Rio Grande do Sul é relativamente comum. O ano de 2023 não é o primeiro em que o Estado começa com altas temperaturas.
Porto Alegre registrou 28,5ºC em 1º de agosto de 1970, por exemplo. Em 1972, a capital gaúcha entrou em agosto com 30ºC. Já em 1974, a temperatura do primeiro dia do mês ficou em 28ºC. Em 1975 e 1979, a temperatura também ficou perto dos 30ºC em Porto Alegre. O mesmo ocorreu em 1994, 2005 e 2019.
O calor dá as caras frequentemente no início de agosto, especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste. Entre julho e setembro, a região passa pelo auge da temporada seca, com chuva escassa, baixa umidade e tardes quentes.
Entre agosto e setembro, várias cidades do centro do país têm as máximas mais altas do ano — o que não acontece no verão, em virtude da chuva.