Caminhoneiros e transportadores de combustíveis paralisaram as operações nesta sexta-feira, 11, em virtude do reajuste no preço da gasolina e do diesel. Em nota divulgada na quinta-feira 10, os profissionais disseram que os aumentos praticamente inviabilizam o frete.
A orientação para quem estiver transportando cargas é clara: concluir as entregas e voltar para as bases. As viagens só voltarão a ser realizadas quando as condições financeiras forem restabelecidas.
Segundo Marlon Maués, assessor da presidência da Confederação Nacional de Transportadores Autônomos (CNTA), a mudança dificultou o trabalho dos caminhoneiros. “O aumento fez com que o sistema entrasse em colapso”, afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Depois de 57 dias sem aumento no preço dos combustíveis, a Petrobras anunciou um reajuste de 25% do diesel e de 19% da gasolina vendida às distribuidoras. A estatal vinha segurando a alta no preço internacional do barril de petróleo, mas a invasão da Ucrânia pela Rússia tornou a situação mais delicada. Por isso, a petrolífera optou pelo reajuste.
Relacionadas
Os impactos da guerra
Adriano Pires, um dos maiores especialistas em energia no Brasil e atual diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, argumenta que não seria adequado diminuir artificialmente o preço dos combustíveis. “A Petrobras já deveria ter aumentado o preço da gasolina, do diesel e do botijão de gás”, afirmou, em entrevista concedida a Oeste. “Não podemos cair na tentação de voltar a interferir nos preços da Petrobras, endividando a empresa e afastando investidores. Se o governo brasileiro avalia que não dá para transferir a volatilidade dos preços com rapidez, então, compete ao Poder Executivo delinear políticas de assistência à população.”
Esse ano tem eleições, vão lá todos vcs que se jugam experto em tudo,votem em pessoas que não se preocupa com nada e com ninguém,que querem que o povo se explodam,eles querem saber é de si e de suas famílias,eu não sou Bolsonaro,e nem Lula, eu sei que se o povo se unisse seria forte, teria como pedir uma política honesta que ajudasse o povo, era para todo mundo se unir com os caminhoneiros vai parar tudo mesmo.
Não só pelo combustível mas sim pelo alimento pela segurança pela saúde, vocês acham que se não tivesse tanta desavença pela política teria morrido tanta gente no Brasil pela pandemia,vamos todo mundo dá um grito de Basta,deixar de discutir um com outro se direita se é da esquerda,vamos se juntar e ficar um só,vcs acham que Presidente, ministro, governador,senador, governador,e quem mais for de política estão preocupados com preços de combustíveis,se está caro ou não,com salários que eles recebem,acordem pessoas estão morrendo na Miséria,mas deixa quieto eu nem vou entrar em mais detalhes porque se não eu não eu não paro de escrever,isso é só um comentários de uma pessoa que sabe nada mudar.Quw fiquem com Deus todos vcs
Tem que parar essa porra toda, só assim os desgraçados investidores, amigos do larápio Guedes e o assassino vão se ferrar um pouco, mais quando tiram dinheiro desses larápios, eles ficam mordidos.
Com certeza agora vai aparecer um monte de sindicalistas querendo defender a classe….com negociações extraordinárias…..O Brasil realmente não é para amadores….
Porque não estão metendo o pau no bidê que proibiu exportações da Rússia?
Barril 130 dolares. o litro do petróleo custa 4,15 reais. Com o custo para para refinar os produtos passam acustar no mìnimo 5 reais na média do litro na base distribuidora. Com frete e lucro do posto vai no mínimo a 6 reais. Aí vem o desgovernador do RJ e mete mais de 50% de ICMS. Vão fazer greve contra os desgovernadores.
Acionistas ganham, porém tem riscos. Diretores da Petrobras recebem em torno de 400 mil por mês. Privatiza logo para evitar roubalheiras, excesso de funcionários e etc. São 750 mil acionistas, a maioria com no máximo 5 mil investido
@bundel, quem foi contra a privatização foi o stf há quase 4 anos.
A petista Rosa weber está sentada em cima do processo de ICMS
Rio de janeiro cobra mais de 50% de icms na gasolina. Viu alguém da mídia reclamar? Ou alguém do Uber? Os caminhoneiros que pagam de 15 a 20% no diesel param, porém os usuários de gasolina gostam de pagar 50% para o desgovernador do RJ. Cadê algum deputado estadul reclamando. Todos vigaristas?
Por que essa gente não questiona o elevadíssimo ICMS cobrado inconstitucionalmente nos combustíveis? Por que não questionam o STF que esta desde Set/21 com uma ação impetrada pelo Governo Federal, questionando essa cobrança irregular do ICMS nas mãos da relatora Rosa Weber? Essa gente sabe que se a Petrobras ainda estivesse nas mãos do PT estaria quebrada e hoje saneada distribui à UNIÃO mais de R$30 bi de dividendos, mais de R$180 bi de tributos, excelente remuneração aos seus funcionários e alta produtividade e qualidade do petróleo produzido?
É um ato politico de gente sem noção da instabilidade jurídica e democrática que estão provocando neste ano eleitoral. Não basta a pandemia, a guerra e ainda aqui no Brasil a ignorância?
Excelente analise, Antonio Carlos Neves. Concordo que ficou dificil para caminhoneiros fazer fretes, mas deflagrar uma greve, paralisar o Pais, colocando a culpa no Governo Federal, e de tamanha irresponsabilidade. Que e faça pressão sobre o STF, que so atrapalha, contra o ICMS cobrado pelos Estados.
A carga tributária dobra o preço dos combustíveis. O custo do Estado é muito alto no Brasil. Não dá mais pra sustentar os marajás do serviço público; deputados,juízes, promotores, fiscais, oficiais militares, etc…
Tocou na ferida de classes que ainda detêm muito poder. Brasil não é para iniciantes.
No que tange à minha pessoa, como não pude renovar minha carteira de habilitação, consequentemente não estou dirigindo mais, aliás já até vendí o meu carro e pretendo comprar uma bicicleta elétrica para me locomover no meu bairro. Então, não estou nem aí para essa greve.
Mas quando começar a faltar produtos até no mercadinho ao lado de sua casa, aí a greve vai começar a preocupar pessoas como você.
Infelizmente tudo neste país ainda anda de caminhão…. a diesel.
Falta nada. Não faltou da outra vez, vai faltar agora? Além do mais esses caras não aguentam quinze dias de paralização e além disso, já tenho tudo estocado em casa desde o começo da pandemia, só reponho o estoque. Dá para aguentar uns dois meses ou mais.
Sindicato nenhum gosta de negociar antes de entrar em greve, ainda mais em ano eleitoral. Claro que vão culpar o presidente e o ministro Paulo Guedes pelo problema. Negociem o aumento do frete e ponto final.
A pesar que temos um presidente de mente tão insana . Foram quase 4anos ele nao o fez nada e nem o fara sobre preço de combustível e inflação .e ainda tem dementes que acha que ainda ta bom kkk antes era a pandemia agora é a guerra o dolar .Só os devotos do mito acha que ta bom
Brunei, o “achar que está bom” é por sua conta, e quem sabe, talvez você considere a pandemia, a guerra e o dolar como irrelevantes ou coisas do Bolsonaro.
Brunel, e qual sua desculpa para a era PT que acabou com a Petrobrás? Ou lá estava tudo bem?
Alguém achou que os petistas deixariam essa passar em branco?
Coisa de sindicato. Serve para nada e inventam uma greve. Aumentem o valor do frete!! Ora bolas!! É ruim para todo mundo, mas é assim. Vivemos uma época insana!
Comentário sensato! Aumenta o frete e ponto final, no entanto, o que há na verdade, até onde sei, pois sou do ramo, é uma paralisação simultânea de diversas empresas e autônomos, o que é suficiente para chamar a atenção e resolver o problema.
É uma forma de sensibilizar os governadores. Após isso, só colocando o caminhão na frente do palácio.
Não entendo essa greve. Lógico que é péssimo para toda cadeia de distribuição o aumento do diesel. Porque? Aumenta o valor dos custos de transporte, aumentando o frete. Porque não negociam o valor do frete? Querem um aumento por decreto? O negócio é particular, privado. Negociem com os donos das cargas!
Os caminhoneiros querem, com a greve, sensibilizar o Putin e acabar com a guerra ou só estão pensando mesmo em sabotar o Brasil?
O que querem? Se o combustível está caro, que aumentem o frete, é assim que funciona o mercado. As pessoas não vão deixar de comer. Estamos em tempo de guerra, e é inevitável que haja sacrifícios para todos,
É muito irresponsabilidade, ou oportunismo, aproveitar deste momento difícil para todo o mundo, para tentar piorar ainda mais as coisas no próprio país.
Infelizmente o frete tem q acompanhar
Pq eles não vao lá para o leste europeu reclamar da guerra ? Esses pelegos.
# fora bozo