Prefeito da terceira maior cidade do Estado disse não querer afrontar o governador João Doria, mas afirmou estar seguro do que está fazendo
Nesta segunda-feira, o prefeito de Campinas, no interior de São Paulo, Jonas Donizette (PSB), apresentou um plano de retomada gradual das atividades da cidade, que deverá ser iniciado na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, uma semana antes da data prevista para o fim do confinamento estadual definida pelo governador do Estado, João Doria.
“Não vou afrontar o governador. Campinas é uma cidade diferente. Estamos seguros do que estamos fazendo”, afirmou o prefeito ao apresentar o plano pelas redes sociais.
Terceira maior cidade do Estado, Campinas é sede de um dos hospitais de referência do interior para atendimento de casos graves da covid-19, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, e contabilizou 274 casos da doença, com 13 mortes.
São três fases de retomada, com regras para o funcionamento dos serviços que voltarem a abrir as portas. A partir de segunda-feira, será permitida a reabertura do comércio de baixa aglomeração, como varejistas, escritórios, restaurantes, salões de cabeleireiro, academias, templos religiosos, entre outras atividades. Shoppings, cinemas e outras atividades voltam na segunda etapa, se não houver aumento de casos. Na terceira etapa está previsto o retorno às aulas, o funcionamento de creches e a realização de cirurgias eletivas.
Regras de segurança, como limitação de pessoas, cobrança de uso de máscara, afastamento, por exemplo, deverão ser adotadas. A medida precisa ser aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde, que recebeu o plano.
GRAÇAS A DEUS ! Precisamos trabalhar!!