A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira, 20, de causas naturais. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro”, comunicou a assessoria de Elza, na rede social da cantora.
Ver essa foto no Instagram
Na publicação, a assessoria ressalta que a cantora foi um ícone da música brasileira: “Considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”.
“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, conclui a nota.
Biografia de Elza Soares
Carioca, Elza Gomes da Conceição nasceu em 23 de junho de 1930. Começou a carreira cantando sambalanço, com a música “Se Acaso Você Chegasse”, lançada em 1959, e se dedicou ao gênero na década de 1960. O mais recente disco lançado por ela foi “Planeta Fome”, em 2019.
Leia também: “Que futuro têm os velhos?”, artigo de Aguinaldo Silva publicado na Edição 93 da Revista Oeste
Viveu uma vida intensa e produtiva. Parecia ter pique para chegar aos 100. Mesmo assim, 91 anos não é pouca coisa.
Ziraldo deu uma entrevista há cerca de 8 anos, ao completar 80 anos, em que apresentou uma estatística muito impactante, e por isso eu não esqueci: “- De cada dez pessoas que chegam aos 80 anos, só uma chegará aos 90”. Como 80 anos já não é para qualquer um, 90 anos é para pessoas excepcionais. E 100 anos deve ser para pessoas realmente extraordinárias, Quem chega a 110 provavelmente tem um… “defeito” genético. Mais que 110 anos, provavelmente vários “defeitos” genéticos.
Tinha dotes artísticos musicais para o seu nicho de mercado, excepcionais. Tinha um timbre que lembrava cantoras americanas de jazz, tanto é que era conhecida como a Billie Holiday dos trópicos. Era uma época que também revelou muitas cantoras extraordinárias, a época de ouro do rádio. Terá seu merecido descanso.
Triste. Mais uma extraordinária artista nos deixa. Que Deus a tenha em bom lugar.