A partir da quarta-feira, 1º, a prefeitura de São Paulo vai exigir “passaporte de vacinação” contra a covid-19 em eventos com mais de 500 pessoas. As autoridades paulistanas divulgaram a medida no sábado 28. Pela regra, os participantes terão de provar que tomaram pelo menos uma dose de um imunizante contra a doença.
Leia também: “Israel e a vida pós-coronavírus”, reportagem de Gabriel de Arruda Castro publicada na Edição 74 da Revista Oeste
O frequentador deverá apresentar o comprovante físico ou digital (nas plataformas VaciVida e ConectSus) de vacinação na entrada do evento. A autenticidade do documento será verificada por QR Code, através do aplicativo E-saúde, da prefeitura. Os eventos que não respeitarem a regra estarão sujeitos a penalidades.
“Se você tem um evento que reúna mais de 500 pessoas, é mais do que justo e natural que, em benefício da coletividade, a prefeitura passe a exigir o comprovante da vacina”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), de acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Saúde paulistana.