A capivara Filó foi devolvida na tarde deste domingo, 30, ao influenciador digital Agenor Tupinambá. O animal havia sido entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última quarta-feira, 26.
Filó foi devolvida a Agenor, que vive no interior do Amazonas, depois que a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) divulgou, por meio de transmissão ao vivo na internet, que o animal estaria sendo tratado de forma negligente pelo órgão do Estado. Em vídeo, a parlamentar mostrou que a capivara era mantida enjaulada em uma sala suja.
Com a denúncia de Joana, a Justiça determinou que o local para onde o animal foi levado passasse por vistoria. Diferentemente do que o Ibama alegou, a decisão do juiz Márcio André Lopes Cavalcante, da Justiça Federal do Amazonas, registrou que Filó voltasse a ficar sob os cuidados do influenciador digital — que chegou a ser multado em R$ 17 mil e teve de apagar das redes sociais as fotos e os vídeos em que aparecia com a capivara.
“É falsa a informação divulgada neste sábado (29/4) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá”, afirmou, em nota, o Ibama. O órgão estatal ainda acusou o influencer de ter cometido “diversos crimes”.
Ibama tentou impedir a devolução da capivara Filó
Depois que a capivara Filó já havia sido entregue para os cuidados do influenciador digital, Joana Darc teceu mais críticas ao Ibama. Segundo ela, servidores do instituto em Manaus dificultaram “o cumprimento da decisão judicial, que expressamente era imediata”.
Trata o rapaz como “infrator” a nota do ibama, absurdo isso. Devia tratar no mesmo nível o pessoal do mst, cpx…. Esse país tá um hospício….. . Quem vai multar o ibama ? por tratar o animal enjaulado e em local sujo, qual vai ser o valor da multa, no mínimo devolver a multa aplicada ao tutor da Filó.
Viva Agenor, Viva Filó.
Deus os proteja.
Isso mostra q esse Ibama não serve para nada. É um amontoado de funcionários públicos inúteis. O desflorestamento no governo do Luladrão, predileto deles, batendo todos os recordes na Amazônia e os caras vão atrás da capivara Filó respondendo a uma denúncia totalmente irresponsável da Luísa Melda. Lamentável!!!
Os fiscais do ibama, em tempos de lula, ao invés de fiscalizar o desmatamento, ficam fazendo coisas para prejudicar pessoas. Parabéns à mobilização, a internet deu show.
Os Patetas do Ibama só querem saber de aplicar multas ou deixar de aplica-las, depende né?$$$$$
Deem as mão com Luisa Mell e vão procurar algo realmente útil para fazer cambada de palhaços!!!!
Sorte tem Filó, a capivarinha que não sabe falar nem sabe escrever. Por não saber, psicopatæ/i-a/es/us/es progressistæ/i-a/es/us/es defensoræ/i-a/es/us/es desse “clima” infernal que tanto se presta ao que é apelidado ironicamente de “Estado Democrático de Direito” e nos sufoca, arrogando-se a posse de um carimbo oficial lacrador, não conseguiram forçá-la a confessar que fez ou teria visto ou teria ouvido o que não fez, nem viu alguém fazer, nem ouviu que deveria ter sido feito. Assim Filó recupera a liberdade, enquanto Daniel Silveira, Anderson Torres e toda aquela gente, hoje fragilizada emocional e fisicamente, continua enjaulada ou rastreada pelo tornozelo, impedida de viver como gente que é, porque pôde ser desprezada com a absurda conivência dos que se fantasiam de “humanitários”. Sorte tem Filó.
Só pra avisar o Ibama que no Rio Tietê tem um monte de capivara que vive no meio do esgoto, vão lá retirar elas do meio das águas om óleo e fezes.
A lei é para todos: Animais silvestres devem fucar na natureza ou em reservas, soltos. Juizes não deveriam ficar atropelando as leis, pois está uma bagunça o país. Quem não concorda com determinadas leis, que se movimente para muda-las.
Essa trapalhada truculenta do Ibama é a cara do Brasil de hoje.
Ainda bem que agora a capivara foi entregue para ele, pois nas outras postagens aqui do site falava que as notícias eram falsas. Mas graças a Deus que tudo deu certo né!!
Enquanto isso, pássaros e papagaios são traficados por “caçadores” canalhas e comercializados em feiras do rolo e nada acontece a esses criminosos destruidores da fauna.
Isso pode, Ibama ?
Quantas fake News , isto é culpa das plataformas virtuais ? Ou é uma falha da natureza humana em qualquer veículo de comunicação ?
Só pra avisar o Ibama que no Rio Tietê tem um monte de capivara que vive no meio do esgoto, vão lá retirar elas do meio das águas om óleo e fezes.