O local em que a capivara Filó está sendo mantida pelo Ibama passará por vistoria. A decisão foi tomada pela Justiça neste fim de semana, depois de a deputada estadual do Amazonas Joana Darc (União Brasil) mostrar, em live transmitida pelas redes sociais, que o animal estaria sendo mal cuidado pelo órgão do Estado.
No vídeo, a parlamentar mostrou que Filó estava em uma pequena jaula. Antes de ser entregue aos cuidados do Ibama, a capivara fazia sucesso nas redes sociais ao lado de seu criador, o influenciador digital Agenor Tupinambá. Diretamente do interior amazonense, ele mostrava que o animal tomava banho de rio e tinha direito até de ficar em um “ofurô” improvisado.
Apesar disso, por ordem judicial, o influenciador foi obrigado a entregar Filó para o Ibama. A decisão foi tomada com base na tese de que o animal tinha sido retirado de seu habitat natural. Além disso, Agenor foi multado e obrigado a apagar de seus perfis no Instagram e no TikTok as fotos e os vídeos em que a capivara aparecia.
“Me digam se onde a Filó estava não era melhor do que essa gaiola?”, perguntou Joana ao mostrar o local onde o animal está agora. “Olha essa gaiola imunda. Isso é um cativeiro e ela está sofrendo maus-tratos aqui”, criticou a deputada estadual do Amazonas, que defende que a capivara seja devolvida ao influenciador digital.
Decisão manda vistoriar local onde a capivara Filó está
A decisão que determina que o local onde Filó está seja vistoriado partiu do juiz Márcio André Lopes Cavalcante, da Justiça Federal do Amazonas. No sábado 29, o magistrado concedeu liminar permitindo que a deputada Joana Darc tenha acesso, ao lado de médicos veterinários, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus — que é onde o Ibama deixou o animal.
“Concedo a liminar para autorizar que a Comissão de Proteção aos Animais da Aleam [Assembleia Legislativa do Amazonas], na pessoa de sua presidente, deputada Joana Darc, acompanhada de assessores parlamentares e de médicos veterinários, possa adentrar ao Ibama, mais especificamente no Cetas, para que possam fiscalizar as instalações e realizar avaliação clínica e física da capivara Filó, devendo ser disponibilizado total acesso ao animal, sem qualquer embaraço”, afirmou Lopes Cavalcante em trecho de sua decisão.
Ao determinar a vistoria, o juiz afirmou que o animal vivia em seu habitat natural antes de ser entregue ao órgão do Estado. “Até poucos dias, [a capivara Filó] vivia em seu habitat costumeiro, estando em boas condições de saúde.”
“[A capivara] foi levada abruptamente do interior do Estado para a capital e encontra-se em condições que são desconhecidas do particular Agenor Bruce Tupinambá, dos demais órgãos de proteção animal e de toda a sociedade, que tem o direito de saber o estado de saúde e as condições em que a capivara está vivendo”, registrou o juiz federal.
Que o POVO passe a lutar para que o IBAMA devolva o MOLUSCO para o lugar que jamais deveria ter saido.
IBAMA maquina de gerar dinheiro com multas, nao resolvem nada simplesmente porque o desmatamento da Amazonia continua, e a madeira é enviada para a Europa usando um sistema mafioso. Que nao venham com a desculpa que é impossivel fiscalizar, o quase impossivel é limpar o IBAMA dos corruptos e omissos. Multar em R$ 17000,00 um jovem que protegeu um filhote de capivara e ainda incentivou ao povo a amar e respeitar os animais silvestres. Determinou que todos os videos fossem apagados, porque pensam que sao os donos do Brasil, sao simplesmente acomodados por politicos oportunistas. Que as nossas crianças conheçam uma capivara que vive na natureza e que foi devidamente respeitada. Em Brasilia temos inumeras capivaras no lago, inclusive algumas foram filmadas atravessando uma avenida pela faixa de pedestres. SRS DO IBAMA LUTEM PARA LIMPAR ESSA INSTITUIÇAO DOS CORRUPTOS, OPORTUNISTAS E TODA A CALANHA QUE FOI COLOCADA USANDO O TAL CABIDE DE EMPREGO (FILHO DO BELTRAMO, PARENTE DO FULANO)……
Quando será que esses ecologistas do asfalto vão entender que alguns animais preferem viver na companhia dos humanos? É um erro achar que todos os animais são iguais,mesmo sendo da mesma espécie.
O Excelentíssimo Senhor Juíz foi muito feliz em sua sentença. Espero que Filó possa voltar para seu habitat ao lado. O melhor para todos!
ESSA ESQUERDALHA BANDIDA E CORRUPTA E LACRADORA É UM CÂNCER QUE TEM QUE SER EXTERMINADO DO MUNDO
As capivaras do Parque Barigui em Curitiba estão fora do seu habitat natural, mas estão felizes.
Tem que retirar também ?
Aqui em Joinville, não é incomum ver capivaras passeando pelo centro da cidade. Andam em grupo, e de alimentam de gramíneas. Só atrapalham um pouco o trânsito, mas de resto não parecem nem um pouco incomodadas com o ambiente.
Porque o Ibama não vai se preocupar em melhorar as condições de vida das capivaras do rio Tietê ? Isso sim seria algum serviço que mostre aos contribuintes onde seu dinheiro está sendo bem aplicado.
O que a deputada estadual do Amazonas mostrou, foi uma verdadeira masmorra dos horrores para os animais sequestrados por esse órgão do estado, meus parabéns para essa deputada que enfrentou esses vagabundos e conseguiu resgatar o pobre animal ao convívio na natureza. Ali esse animal poderá ter uma chance de encontrar outros de sua espécie e ne adaptar com muito mais facilidade à vida selvagem e com direito a algumas eventuais visitinhas ao seu cuidador, o Agenor.