Uma união de 84 anos levou um casal do Ceará a ser inscrito no Guiness World Records como o casamento mais longevo do mundo. Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Souza Dino, de 101, estão juntos há exatos 84 anos e 87 dias.
O reconhecimento aconteceu na última sexta-feira, 14, e foi comemorado pela família, que mora em Boa Viagem, a 200 km de Fortaleza. Em novembro de 2024, os dois celebraram as raras bodas de crisântemos — 84 anos de casados.
A LongeviQuest, que é referência no monitoramento de superidosos no mundo, fez o registro do casamento mais duradouro do planeta a partir do dia 5 de fevereiro de 2025, depois de extensa pesquisa. O site considera que, como os dois cônjuges ainda vivem juntos, já se trata de uma das uniões mais longas já registradas na história. A pesquisa foi feita por Iara Souza, Gabriel Ainsworth e Filipe Lopes.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Manoel e Maria moram na cidade de Boa Viagem, na mesma região onde nasceram — ele, em 17 de julho de 1919, ela em 23 de abril de 1923. O casal do Ceará é de uma época em que ainda não tinha televisão, não tinha sido realizada nenhuma Copa do Mundo — a primeira aconteceu em 1930, no Uruguai — e a internet era apenas um sonho distante.
História do casal do Ceará que entrou para o Guiness
Os dois são de famílias de agricultores e se conheceram por volta de 1936. Manoel havia viajado para a região de Almeida, no então bairro de Boa Viagem, para buscar um carregamento de rapaduras. Foi quando encontrou Maria pela primeira vez.
Apesar do interesse mútuo, eles só voltaram a se encontrar dois anos depois. O casal do Ceará — agora reconhecido internacionalmente pelo Guiness como o mais duradouro do planeta — conta que, no início, o namoro enfrentou obstáculos.
Leia mais:
A mãe de Maria não aprovou o relacionamento, mas o pai condicionou sua aprovação a um desafio: que Manoel construísse uma casa para os dois em um ano. A casa ficou pronta antes disso. Em 20 de novembro de 1940, quando Maria tinha apenas 17 anos e Manoel tinha 21, eles se casaram em uma capela de Boa Viagem.
Hoje, o casal mais que centenário vive dias tranquilos, na casa que foi construída pelos filhos e netos para que tenham conforto adequado à idade. Uma das netas do casal, Valéria Angelim, que é vizinha, cuida de Maria e Manoel com a ajuda de um filho, bisneto do casal.
Apesar da idade, os dois gozam de boa saúde. Manoel e Maria mantêm o hábito de ouvir a reza do terço no rádio, às 18 horas, todos os dias. Eles também assistem a celebração de missas na televisão.
Ao Guiness, o casal deu a receita para um casamento duradouro: amor.
Leia também: “Rumo à vida eterna”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Parabéns ao casal, uma pequena luz dentro da escuridão dos tempos “modernos” de hoje……………………