A substância cetamina estava presente no local onde Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, foi encontrada sem vida, na terça-feira 28. Três pessoas foram detidas pela polícia de Manaus (AM) depois da morte dela, por envolvimento com tráfico de drogas e uso de cetamina.
A investigação revelou que a mãe e o irmão de Djidja lideravam um grupo chamado “Pai, Mãe, Vida”. Eles promoviam rituais que incluíam o uso forçado de cetamina. A polícia atualmente investiga se a morte de Djidja tem ligação com as atividades desse grupo.
O que é a cetamina
Cetamina, também conhecida como quetamina ou ketamina, é um anestésico usado tanto em humanos quanto em animais. Tornou-se uma droga ilícita na década de 1980, por ser um anestésico dissociativo que causa alucinações, sensação de bem-estar e sedação quando usado de modo recreativo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Nos anos 1970, o uso recreativo de cetamina foi registrado pela primeira vez nos Estados Unidos, espalhando-se para o Reino Unido na década de 1990, especialmente em raves. No Brasil, é traficada como “special k”, “Key”, “Keyla” ou “Keta”.
Uso medicinal da cetamina
Inicialmente usada como tranquilizante para cavalos, a cetamina é também utilizada no tratamento de saúde mental. Ao portal g1, Rodrigo Leite, psiquiatra e professor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, afirmou: “Ao longo do tempo, verificou-se que a cetamina tem potencial para promover melhoria do humor e aumento da disposição”.
Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o cloridrato de escetamina, um antidepressivo em spray inalável para adultos com depressão resistente a tratamentos convencionais e pensamentos suicidas.
Riscos e controle
Especialistas alertam sobre o risco de dependência da cetamina. “Apesar do uso como droga terapêutica, é preciso lembrar do risco considerável de abuso e dependência quando não há controle”, alerta Rodrigo Leite. “A cetamina deve ser administrada somente em ambiente hospitalar, de forma supervisionada e com orientação médica.”
Matthew Perry, ator de Friends, morreu em decorrência dos efeitos agudos de ketamina. Ele estava em terapia de infusão de ketamina para tratamento de transtornos. Contudo, no momento da morte, a suspeita é que ele tenha usado a substância sem supervisão.
Droga excelente na prática anestesiológica, causa dissociação e analgesia potente. Em mãos adequadas(anestesiologistas) é um medicamento seguro e eficaz.
Chega de tolerância com usuários de drogas e com seitas satânicas… Impunidade=morte