O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, conversou na quinta-feira 17 com o secretário de Estado do governo norte-americano, Antony Blinken, sobre a possibilidade de envio de doses de vacinas contra a covid-19 dos Estados Unidos para o Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo a publicação, além de discutirem sobre uma eventual parceria na imunização dos brasileiros contra a doença causada pelo coronavírus, os representantes dos dois governos também trataram de compromissos firmados pelo Brasil em relação à agenda ambiental.
Leia mais: “Covid-19: G7 se compromete a doar 1 bilhão de doses a países pobres”
No comunicado divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano sobre o contato entre Blinken e França, o tema ambiental é, inclusive, o primeiro a ser destacado.
No início de junho, a Casa Branca anunciou um plano de envio de 25 milhões dos 80 milhões de doses de vacinas prometidas para outros países. No montante inicial, o Brasil foi incluído na cota distribuída pelo consórcio global Covax Facility, com o recebimento de parte dos 6 milhões de doses destinadas às Américas do Sul e Central.
Leia também: “Coronavírus: EUA anunciam aporte de US$ 3 bilhões em antivirais”
Durante a cúpula do G7, no Reino Unido, o presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou a compra de 500 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que serão encaminhadas para países pobres — mas o Brasil ficou de fora desse grupo.