A chuva de meteoros Gemínidas, também chamada Geminídeas, acontecerá na noite desta quinta-feira, 14, e poderá ser vista do Brasil. Os observadores terão também a madrugada de sexta-feira, 15, para encontrar algumas “estrelas cadentes”.
O evento astronômico acontece anualmente em meados de dezembro e, segundo a agência aeroespacial norte-americana (Nasa), é um dos mais aguardados. O momento exato do pico de atividade será às 16h27, no horário de Brasília. Portanto, os brasileiros terão que esperar anoitecer para observar o fenômeno.
+ Leia Mais notícias do Brasil em Oeste
“Durante o seu pico, os meteoros podem ser vistos em condições perfeitas”, afirma a Nasa. “São brilhantes e rápidos, tendendo a uma coloração amarela.”
De acordo com a Nasa, trata-se de uma das “melhores e mais confiáveis” chuvas de meteoros. No ápice da atividade das Geminídeas é possível observar e contar até 120 meteoros por hora ao atingirem a atmosfera da Terra. O fenômeno pode chegar a uma velocidade de 127 mil km/h ou 35 km/s.
O Hemisfério Norte é mais favorecido por essa chuva, mas os habitantes do Hemisfério Sul também podem contemplar.
Leia também: “Objetos no céu: astronautas deixam cair bolsa de ferramentas no espaço”
Saiba o que são os meteoros Geminídeas
Todos os anos, entre 4 e 17 de dezembro, quase no mesmo horário, a Terra passa pela nuvem de detritos deixada pelo asteroide 3200 Phaethon durante sua passagem próxima ao Sol. Quando isso acontece, alguns desses grãos de poeira acabam entrando na atmosfera e são desintegrados antes mesmo de atingir o solo do planeta.
Ao contrário da maioria das chuvas de meteoros, que são geradas por detritos da passagem de cometas, as Geminídeas são formadas por resíduos. O nome vem do seu “radiante”, a constelação de Gêmeos, que é o ponto no céu de onde a chuva parece surgir.
A chuva Gemínideas pode trazer até 150 meteoros por hora. No Hemisfério Sul, porém, o número é reduzido. Aqui no Brasil, espera-se que seja possível observar acima de 50 meteoros por hora, dependendo das condições meteorológicas e do local de observação.
Como observar a chuva de meteoros Geminídeas
De acordo com a Nasa, para observar com nitidez a chuva de meteoros Geminídeas, é necessário estar em um local escuro, distante da interferência de luzes urbanas. Não é preciso usar binóculos, pois ela é visível a olho nu.
A agência orienta que a pessoa se deite no chão com os pés voltados para o sul. “Depois de cerca de 30 minutos no escuro, os olhos se adaptarão, e o observador começará a ver os meteoros.”
A Nasa afirma que o espetáculo vai durar até o amanhecer e a recomendação é ser “paciente” para conseguir contemplar as “estrelas cadentes” brilhantes e, algumas, até coloridas.