A semana começou com altas temperaturas no Sudeste, por causa de uma condição pré-frontal que indica a formação de uma frente fria. Conforme previsão do tempo do site Meteored, nesta segunda-feira, 29, o fenômeno sugeriu um possível rompimento do bloqueio atmosférico. A expectativa é de chuva e queda nas temperaturas.
No entanto, imagens de satélite mostram que, apesar das nuvens carregadas, o centro de baixa pressão está distante no oceano, o que gera apenas um canal de umidade com ventos úmidos. Assim, a previsão é que o tempo não mude significativamente na maior parte do Sudeste.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A previsão mostra que o tempo seco, ensolarado e quente dará lugar a um clima nublado, chuvoso e frio, mas essas mudanças devem atingir apenas a faixa leste da região. Chuvas com volumes de até 40 milímetros podem atingir áreas próximas ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, embora irregulares e mal distribuídas.
Depois de um fim de semana ensolarado e quente, com temperaturas de até 29°C, em São Paulo, e 34°C, no Rio de Janeiro, uma “gangorra térmica” deve marcar a semana. Nesta segunda-feira, rajadas de vento foram observadas no leste paulista. O fenômeno indica a passagem de um sistema que mudará a direção dos ventos e provocará queda nas temperaturas.
O mapa meteorológico mostra que, atrás deste canal de umidade associado a uma frente fria distante, uma área de alta pressão atmosférica empurra ventos úmidos e frios até a costa do Sudeste. Assim, esta terça-feira, 30, deve ser nublada, chuvosa e fria, especialmente no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Previsão do tempo para esta terça-feira
Com a mudança brusca no tempo, os ventos do quadrante sul provocarão uma queda acentuada nas temperaturas. A máxima prevista para São Paulo é de apenas 16°C, nesta terça-feira. A variação de temperatura será destaque da semana, pois a chuva não durará muito tempo, e logo as massas de ar quente voltarão a dominar o Sudeste.
Apesar da previsão, a tendência é de elevação gradual das temperaturas conforme o tempo clarear. No próximo fim de semana, os termômetros podem registrar cerca de 29°C novamente. No Rio de Janeiro, a situação será similar, com pancadas de chuva, aumento de nebulosidade e variação de temperaturas.
As previsões mudam na virada do mês de julho para agosto. Segundo a Meteored, a agência europeia de meteorologia diminuiu a projeção de umidade para o Sudeste. O fenômeno deve se concentrar na Região Sul, de 5 a 12 de agosto.
Apesar de não reverter o déficit hídrico na região, há uma tendência de que a umidade chegue ao Sudeste a partir de 12 de agosto. Embora não seja uma mudança de padrão para toda a região, o cenário é mais positivo, sem previsão de anomalias negativas de precipitação.
Além disso, o fenômeno também pode impactar nas temperaturas. A primeira quinzena de agosto tende a ser mais quente que o normal no oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Contudo, o calor poderá diminuir na segunda quinzena de agosto, com tendência de maior umidade, embora sem previsão de ondas de frio significativas.