Por causa das chuvas intensas que se estendem ao longo desta semana, Santa Catarina contabiliza prejuízos. Até agora, 67 municípios registraram estragos decorrentes das tempestades, dos alagamentos, dos deslizamentos e da queda de granizo.
Outras 17 cidades decretaram estado de emergência: Aurora, Brunópolis, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Corupá, Curitibanos, Erval Velho, Frei Rogério, Ibiam, Itaiópolis, Jaborá, Laurentino, Mafra, Monte Carlo, Papanduva, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
No momento, a Defesa Civil (DC) catarinense mantém estado de atenção em boa parte do território catarinense. Os próximos dias também serão de chuvas fortes, mas alternadas com períodos de melhora. Até o domingo 8, as precipitações podem registrar acumulados de até 200 milímetros no oeste, na serra catarinense e no litoral sul.
Um óbito, dois feridos e diversos prejuízos
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBM-SC) já atendeu a mais de 130 ocorrências por causa das chuvas. Entre elas estava a de um homem que morreu, na quarta-feira 4, ao tentar atravessar de bicicleta uma lavoura de arroz alagada.
A vítima perdeu o controle, caiu e foi arrastada pela enxurrada. Ao chegarem no local onde o ciclista foi encontrado, os agentes constataram que ele já estava morta.
Segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), os municípios de Água Doce, Apiúna, Armazém, Belmonte, Concórdia, Descanso, Dona Emma, Erval Velho, Ibiama, Imbuia e Ipirá estão parcial ou totalmente desabastecidos.
Na manhã desta sexta-feira, 6, a DC registrava 1.100 pessoas afetadas, e 13 municípios providenciaram estruturas para os desabrigados. As aulas foram suspensas em 46 cidades. Quanto às rodovias, ao menos dez estavam bloqueadas por alagamentos, erosões e quedas de barreira.
A Prefeitura de Blumenau suspendeu a Oktoberfest por quatro dias, a partir desta sexta. A medida ocorre por causa do risco de transbordamento do Rio Itajaí-Açu e do alagamento da Vila Germânica, que recebe o evento. O período sem atividades será compensado ao fim da festa.
Sera que todo dono de Ferrari tem de ser imbecil? Vivem fazendo merdas.