Muita chuva por um lado, mas com tempo seco por outro. É assim que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apresenta a previsão para os próximos dias no Brasil.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
De acordo com o órgão, grandes volumes de chuva podem ocorrer em áreas do norte da Região Sul, por exemplo, no período de 18 a 25 de julho. Cita-se, nesse sentido, condição similar para o litoral do Sudeste, além de pontos no noroeste do país e da costa leste nordestina.
Ainda em relação às chuvas para os próximos dias, o Inmet ressalta que grande volume de água deve cair sobre o Sul brasileiro, justamente a região que registrou danos com a passagem de mais um ciclone extratropical na última semana. Deve chover mais de 50 milímetros (mm) no leste catarinense e no centro-sul paranaense.
Leia mais:
Além disso, a chuva volumosa, com mais de 50 mm, consta na previsão do tempo para parte do litoral sudestino, sobretudo na altura dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Inmet destaca, a saber, o mesmo para Roraima e o noroeste do Amazonas.
Para a costa leste do Nordeste, a expectativa é, contudo, de volume superior aos 30 mm ao decorrer dos próximos oito dias. Assim como para as demais áreas da Região Norte.
O tempo seco, entretanto, deve ter vez no Brasil pelos próximos dias. Conforme a previsão do Inmet, tal condição pode se dar no Centro-Oeste e em áreas do Sudeste.
Previsão com chuva e tempo seco
Confira. abaixo, a previsão do tempo do Inmet para as regiões brasileira. As informações, a saber, são referentes ao período de 18 a 25 de julho. Em geral, vai ter chuva versus tempo seco.
- Norte
Acumulados maiores que 30 mm em praticamente todo o extremo norte do país, com volumes acima dos 60 mm em áreas do noroeste do Amazonas e em Roraima. Entretanto, em áreas do sul da Região, não há previsão de acumulados de chuva significativos.
- Nordeste
Previsão de baixos acumulados de chuva, mas que podem ultrapassar 30 mm em áreas do litoral da costa leste da região. Em áreas da fronteira ágricola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), norte e no interior do Nordeste, não há previsão de chuva — ou seja, predominância do tempo seco.
- Centro-Oeste e Sudeste
A previsão é de tempo seco em praticamente toda a semana. A exceção, contudo, vai se dar em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde podem ocorrer baixos volumes de chuva, menores que 60 mm.
- Sul
Chuvas com volumes maiores que 50 mm em áreas do leste de Santa Catarina e do centro-sul do Paraná. Entretanto, não há previsão de chuva em grande parte do sul e oeste do Rio Grande do Sul, além do oeste catarinense. Podem ocorrer baixos acumulados nas demais áreas sulistas, mas menores que 20 mm.
Leia também: “Especialista alerta para os impactos do El Niño na economia”