publicidade
Brasil

Chuvas deixam 300 mil pessoas sem energia elétrica no Rio Grande do Sul

O Estado recebeu temporais com precipitação de mais de 400 milímetros

O município de Lajeado foi tomado pela água | Foto: Reprodução/Twitter/X
O município de Lajeado foi tomado pela água | Foto: Reprodução/Twitter/X

As intensas chuvas no Rio Grande do Sul resultaram na interrupção do fornecimento de energia elétrica para 300 mil consumidores, por causa dos impactos do temporal na rede elétrica e nas usinas hidrelétricas locais. As informações foram divulgadas pelas concessionárias nesta quinta-feira, 2.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reportou que os índices pluviométricos ultrapassaram os 400 milímetros, acompanhados por ventos de até 152 km por hora nos últimos três dias em cidades do Estado.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O Ministério de Minas e Energia comunicou que a falta de energia afetou 268 mil unidades na área de concessão da CPFL Energia RGE, incluindo residências, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Leia também: “Leite diz que Rio Grande do Sul vive ‘pior evento’ da história”

Nas localidades atendidas pela CEEE Equatorial, cerca de 33 mil unidades consumidoras enfrentaram problemas de abastecimento. A empresa informou que as equipes de manutenção estão empenhadas em realizar os reparos necessários na rede elétrica para restabelecer o serviço.

Ministro cria sala de situação para monitorar chuvas no Rio Grande do Sul

Diante da situação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para monitorar e adotar medidas necessárias.

Paralelamente, o Operador Nacional do Sistema (ONS) tem se dedicado ao controle do volume de água nos reservatórios das hidrelétricas, com foco nas usinas Dona Francisca, Passo Real, dos Bugres e 14 de Julho, sendo esta última afetada por danos em parte de sua estrutura.

Leia mais: “O que é a microexplosão atmosférica, fenômeno esperado no Sul do país?”

As precipitações no Rio Grande do Sul persistem desde o domingo 28. Isso levou o governador do Estado, Eduardo Leite, a decretar estado de calamidade pública na quarta-feira 1º. Ele destacou a possibilidade de este ser considerado o “maior desastre da história” da região em termos de prejuízos materiais.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade