As chuvas intensas vão persistir nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, nesta quinta-feira, 20. A Zona de Convergência Intertropical está causando acumulados significativos no litoral do Ceará.
A Zona de Convergência Intertropical é um fenômeno meteorológico que se desloca para o Hemisfério Sul no fim do verão e início do outono, principalmente nos meses de março e abril. Mesmo assim, o sistema pode atuar no mês de fevereiro. Dessa forma, pode provocar um período chuvoso maior.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A quantidade esperada de chuva pode atingir 100 mm em 24 horas nesses locais. Isso levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um aviso laranja, que significa perigo.
Chuvas intensas no Norte do país
O norte do Amapá está sob vigilância em razão da previsão de fortes chuvas, com potencial de alcançar 100 mm em 24 horas.
Já o litoral que se estende do Rio Grande do Norte até o interior do Piauí enfrenta condições climáticas adversas, com previsão de acumulado de chuva de até 50 mm na sexta-feira 21. Para essas áreas, o Inmet emitiu aviso amarelo, que significa perigo potencial.

As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul também enfrentam precipitações. Em São Paulo e no Paraná, chuvas de até 50 mm em 24 horas são esperadas, acompanhadas de ventos de até 60 km/h.