Ciclone extratropical atinge Sul do país

Ventos no litoral podem passar de 100 quilômetros por hora
-Publicidade-
Ciclone causa fortes ventos na costa
Ciclone causa fortes ventos na costa | Foto: Reprodução/Pixabay

Um ciclone extratropical está em formação na região Sul do país. A tempestade, que recebe o nome de Yakecan, pode gerar ventos intensos em cidades do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira, 17.

As informações sobre o ciclone extratropical são de uma nota da Marinha do Brasil e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicada na noite da segunda-feira 16. Yakecan é uma expressão tupi-guarani que significa “o som do céu”.

-Publicidade-

Os ventos podem superar 100 quilômetros por hora, estimam o Inmet e a Marinha. A previsão se estende até o dia 19. De acordo com o documento, “há condições favoráveis para a ocorrência de ressaca no litoral do Rio Grande do
Sul e de Santa Catarina”. As ondas podem atingir a altura de 4 metros no litoral gaúcho e 3 metros no litoral catarinense.

Os dois Estados emitiram comunicados para que a população se mantivesse em alerta. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, é possível “a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra”.

Conforme os dados do boletim, os efeitos do ciclone extratropical podem atingir até mesmo Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro. É possível que os ventos cheguem a 80 quilômetros por hora no sul do município fluminense.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.