O Sul do Brasil está em alerta para a formação de tempestades com potencial para queda de granizo. A causa das tempestades será a passagem de uma frente fria sobre o Uruguai e o Sul brasileiro a partir do próximo sábado 2. Além dos Estados do Sul, Mato Grosso do Sul também poderá registrar os efeitos das tempestades.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva mais significativa deve ser registrada nas regiões noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no sudoeste de Santa Catarina — os volumes poderão chegar a 100 mm.
Tempestades localizadas
Uma área de baixa pressão chamada de cavado deve se formar no Estado gaúcho por conta da rápida passagem da frente fria no domingo 3. O fenômeno deve provocar a ocorrência de tempestades localizadas, com volumes significativos de chuva na região de fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com os meteorologistas, na madrugada desta quarta-feira, 4, um ciclone extratropical vai começar a se formar no oeste do Rio Grande do Sul, na região de São Borja. Os especialistas dizem que o fenômeno deve se deslocar rapidamente em direção ao sudeste do Estado gaúcho, e chegar ao Oceano Atlântico.
Frente fria
Ainda hoje, junto ao ciclone extratropical, uma frente fria deve mudar o clima no interior gaúcho, Santa Catarina, Paraná e também no sul de Mato Grosso do Sul. À medida que se descola sentido leste — para o Oceano Atlântico — a frente fria deve provocar grandes acumulados de chuva. Os volumes podem superar os 100 mm.
Ventos fortes
Os moradores do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul poderão registrar rajadas de vento de aproximadamente 100 km/h, de acordo com a previsão. Hoje, os ventos devem também afetar o oeste, centro e sul do Estado de São Paulo.