A previsão do tempo ressalta que um novo ciclone extratropical vai se formar próximo ao litoral brasileiro neste início de semana. Ele não deve, entretanto, provocar impactos.
De acordo com o site MetSul, o ciclone que deve se formar nesta segunda-feira, 3, na altura da costa entre os Estados do Paraná e de São Paulo não deve avançar sobre o continente. Pelo contrário. Ele deve se deslocar para o leste, ou seja, para o Atlântico.
Nesse sentido, informa-se que, quando estiver totalmente formado, o fenômeno climático estará a mais de mil quilômetros da costa brasileira. É o que indica, segundo o MetSul, o sistema europeu de previsão do tempo.
Leia mais:
“O sistema deve ter pouco impacto no Brasil, uma vez que sua intensificação deve se dar enquanto se distancia do continente”, informa a meteorologista Estael Sias.
Ciclone vai levar chuva para parte do litoral brasileiro
A meteorologista avisa que, apesar de caminhar para longe da costa brasileira, o novo ciclone extratropical vai ser o responsável por levar chuva para parte do litoral do país neste início de semana. Conforme explica, as chuvas irão ocorrer com mais intensidade na faixa que vai do Rio Grande do Sul ao sul da Bahia.
Em relação à possibilidade de impactos, Estael ressalta que essas chuvas serão irregulares e, em geral, com baixos volumes acumulados de água.
O ciclone extratropical e as chuvas em boa parte do litoral brasileiro não são os únicos destaques meteorológicos para esta semana. Em texto para o MetSul, Estael ressalta que há previsão para ocorrências de rajadas de vento.
A meteorologista diz, nesse sentido, que ventos de até 60 quilômetros por hora podem ser registrados, no decorrer dos próximos dias, em pontos do Estado do Rio de Janeiro. Ventania essa que, a saber, vai se deslocar sobre a costa do Espírito Santo e da Bahia.
Leia também: “El Niño: inverno terá temperaturas acima da média em todo o país”