A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou, nesta segunda-feira, 8, que a cidade de São Paulo vai ganhar 661 novos radares em ruas e avenidas. Isso representa um acréscimo de 75% do número atual de equipamentos no município (877).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a CET, os novos equipamentos serão instalados com base em nove novos contratos. Ao todo, a capital paulista passará a ter 1.538 radares para a fiscalização do trânsito no município. Os acordos não preveem a instalação de radares móveis.
“Do total de endereços fiscalizados, 764 serão dotados de displays que informarão as velocidades desempenhadas pelos condutores no momento da aproximação, além de registrá-las”, informou a CET. “O novo consórcio vai cuidar da atualização, operação e manutenção dos equipamentos de fiscalização eletrônica da cidade.”
Leia também: “Rodovias de São Paulo terão 649 novos radares”
Os locais onde os equipamentos serão instalados vão receber sinalização previamente para evitar que os motoristas sejam surpreendidos pelos radares. “A sinalização de advertência sobre a presença de equipamentos de fiscalização eletrônica seguirá os padrões determinados pela legislação de trânsito e de acordo com as resoluções do Contran”, informou a CET.
Radares em São Paulo têm o objetivo de aumentar a segurança, informa CET
A companhia também informou que serão instaladas duas balanças eletrônicas na Marginal do Rio Tietê. Elas devem fazer a aferição prévia do peso dos caminhões e ônibus rodoviários. Além disso, a CET informa que, por meio dos radares, é possível melhorar a segurança no trânsito de São Paulo.
“Os equipamentos fiscalizam comportamentos que prejudicam a segurança viária, como o desrespeito ao excesso de velocidade, o desrespeito à faixa de pedestres, à sinalização semafórica e à conversão proibida”, informou a companhia. “E contribuem significativamente na redução do número de sinistros no trânsito, principalmente na redução da severidade das lesões e na ocorrência de mortes.”
Leia mais: “Como é o ‘super-radar’ que detecta até 8 infrações de trânsito”
As empresas contratadas pela CET têm até um ano para instalar todos os equipamentos previstos no contrato. A companhia disponibiliza os locais dos radares no site da Prefeitura de São Paulo.
A administração da capital paulista informou que deve continuar com a implantação da faixa azul, exclusiva para motociclistas, das áreas calmas e de áreas de espera para motos. Além disso, o governo prevê a redução de velocidades máximas em algumas vias do município e o aumento no tempo de travessia para pedestres em semáforos estratégicos.
Leia também: “Novo radar ‘pistola’ tem capacidade de ‘metralhadora'”
Falta é fazer passagens denivel nos principais cruzamentos da cidade, obras com mauor rapidez e qualidade. A obra no inicio da av Sto Amaro ja se tornou caso de calamidade publica. Total incompetência.
Podiam colocar essas 700 câmeras na prefeitura para a população poder vigiar se eles estão trabalhando mesmo. Aposto que a produtividade iria triplicar.