O prefeito da cidade paulista de Boa Esperança do Sul, Manoel do Vitorinho (PP), anunciou pelas redes sociais o cancelamento do Carnaval no município e o direcionamento da verba da festa, no valor de R$ 400 mil, para a educação.
A decisão foi tomada depois de brigas entre foliões durante as apresentações de bandas no chamado “Carnabes”, um pré-evento. Os vídeos que mostram as confusões ocorridas tanto no sábado 27 quanto nesse domingo, 28, na Praça Santo Antônio, viralizaram.
Segundo Vitorinho, o dinheiro que estava destinado a custear o Carnaval de 2024 será utilizado para adquirir equipamentos de ar condicionado para as escolas da cidade.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“Ficamos a tarde inteira na prefeitura, pensando”, contou. “Com o dinheiro que iríamos gastar com o Carnaval, vamos climatizar todas as escolas do município, tanto no ensino fundamental quanto no ensino infantil.”
Vitorinho assegurou que não voltará atrás na decisão e ressaltou que a ordem pública e a segurança são condições fundamentais para a realização de eventos.
A confusão durante o “Carnabes” deixou uma pessoa hospitalizada, razão pela qual o prefeito afirmou não se sentir seguro para liberar a festa.
“Eu analisei muito tudo que aconteceu”, disse. “Foi muito grave a briga, tanto no sábado quanto no domingo.”
Leia também: “Prefeitura de São Paulo repassa R$ 40 milhões para escolas de samba”
Prefeito fala sobre possíveis críticas
O prefeito afirmou não se importar com as possíveis críticas dos moradores que apreciam o Carnaval.
“Eu prefiro as pessoas me xingando [hoje] do que, amanhã, a gente estar chorando por perder uma vida”, disse. “Quando as pessoas aprenderem a se comportar, terão festa. Festa não é uma prioridade.”
Confira o vídeo feito por Vitorinho no perfil oficial da prefeitura no Instagram.
Boa Esperança do Sul fica na região central do Estado, a 276 km da capital, São Paulo. O município tem cerca de 13 mil habitantes.
Leia também: “Mulher trans é eleita rainha do rodeio”
Parabéns pela decisão.